domingo, 24 de maio de 2009

3ª SÉRIE -ATIVIDADE GAMA

QUESTÃO 01(Descritor: explicar o significado de sociedade estamental)

Assunto: Europa Medieval

A sociedade feudal era estamental. (...) Procurando definir a sociedade feudal de acordo com a função específica de cada uma das camadas, alguns autores classificam-na como formada por aqueles que rezam (clero), aqueles que lutam (nobres) e aqueles que trabalham (servos).

SILVA, Francisco de Assis. História Atual e Medieval. São Paulo: Edição Especial, 1995. p.122.


EXPLIQUE o significado de sociedade estamental.


QUESTÃO 02 (Descritor: comprovar a influência da Igreja na cultura medieval)

Assunto: Europa Medieval

Leia atentamente o texto abaixo:


Durante muito tempo, a Idade Média foi considerada um período de ignorância e superstições, tendo sido inclusive chamada de “Idade das Trevas”. Realmente, na Idade Média houve um declínio das atividades artísticas, literárias e científicas. Mas talvez seja um exagero classificar toda a Idade Média como a “Idade das Trevas”.

PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História e Vida – Da Pré História à Idade Média.São Paulo: Edição Ática, Volume 3. 1997. p.203.
COMPROVE, com fatos explicados, as sentenças abaixo:

a) De um modo geral, a cultura medieval, notadamente na Alta Idade Média, marcava-se pelo TEOCENTRISMO.
b) Durante a Idade Média, foi importante o trabalho dos monges católicos na preservação da cultura greco-romana.


QUESTÃO 03 (Descritor: explicar a solução pela população para o problema das invasões bárbaras)

Assunto: A formação do Feudalismo

No século X, várias regiões da Europa sofreram uma crise generalizada, à qual estão associadas a desestruturação do Império Carolíngio e as invasões vikings, muçulmanas etc. um clima de insegurança espalhou-se por várias partes do ocidente europeu.

EXPLIQUE duas (2) soluções encontradas pelas pessoas dessas sociedades para poderem sobreviver a essas invasões.



POSTAR RESPOSTAS ATÉ 30/05/2009

BOM TRABALHO!

32 comentários:

Aline Duarte disse...

Questão 01- A sociedade estamental é dividida em classes sociais chamadas estamentos, e não há possibilidade de mobilidade social entre eles, ou seja, na classe em que o indivíduo nascer ele continuará por toda a sua vida.
Questão 02- a) A cultura da Idade Média é marcada pelo teocentrismo, que significa Deus como centro de tudo; todas as atividades desse período eram controladas pela Igreja Católica, que tinha o domínio sobre tudo o que era feito. O clero exercia a sua influência e orientação sobre todos.
b) Coube à Igreja Católica, e em particular, aos monges (que iniciaram um processo de criação de ordens religiosas e se refugiavam em mosteiros), a preservação da cultura clássica, através da criação de bibliotecas, constantemente ampliadas pela grande atividade dos copistas.
Questão 03-
Primeira: a população foge para o campo.
Segunda: as comunidades fecham-se e pedem proteção aos grandes senhores de terras e à Igreja; nascendo então o feudalismo.




Aline Duarte n°01 3°B

Unknown disse...

Questão 01
Era uma sociedade baseada na formação de grupos sociais,no qual cada grupo tinha funções específicas e situações jurídicas próprias.
Questão 02
a)sim,por que a Igreja Medieval difundiuo cristianismoentre vários povos,ate mesmo os bábaros,e o cristianismo prega o Teocentrismo(Deus no centro).
b)sim,os monges procuraram preservar os elementos da cultura geco-romana,porém com um ponto de vista cristão.
Questão 03
1ºO exôdo rural;
2ºA proteção oferecida pelo Senhor Feudal;
Com as invasões occorridas houve um grande movimento do povo para o campo(exôdo rural).procuravam a proteção oferecida pelo Senhor Feudal,isso ocasionou a formação do FEudalismo!
aluno:Andrei Rauly-nº01-3º´´A´´

Marcos Bruno disse...

Questão 1
R= Sociedade estamental é aquela onde não há possibilidade de mobilidade social e onde o indivíduo assume sua devida posição pelo nascimento.

Questão 2
R= A- A cultura feudal foi caracterizada por uma visão do homem voltada para Deus e para a vida, após a morte na Terra. Esse tipo de visão de mundo, em que Deus é considerado o centro do Universo, chama-se teocentrismo

B- Sob a orientação do papa Gregório VII, alguns monges, tornaram-se estudiosos e professores, conseguindo, numa altura em que poucos sabiam ler ou escrever, preservar muitos conhecimentos clássicos que de outra forma se poderiam ter perdido.
Além de cuidar dos doentes e alimentar os pobres, os monges oravam pelas almas dos mortos.

Questão 3
R= A insegurança provocada pelas invasões dos séculos IX e X levou os europeus ocidentais a se protegerem. Houve consíderavel migração das cidades para o campo. Contruíram-se vilas fortificadas e castelos cercados por estacas e muralhas. Cada um se defendia como podia, os mais fracos procuravam ajuda de nobers poderosos. Camponeses, buscando a proteção dos senhores de Terra, foram submetindo a servidão.

Aluno: Marcos Bruno S. Do Nascimento
Série : 3º Ano Turma : B Nº 26

Unknown disse...

Questão 01
Sociedade estamental é a sociedade divididamente estabelecida e diferenciada por funções específicas e situação jurídica própria.
Questão 02
a)A cultura medieval é marcada pelo teocentrismo que significa Deus como centro porque toda as atividades desse período eram controladas pela igreja católica.
b)Os Monges procuraram preservar os elementos da cultura greco-romana.
Questão 03
1º-Considerável migração das cidades para o campo.
2º-Os mais fracos procuraram a ajuda de nobres poderosos.
Aluna:Gláucia Lima Gomes. Nº12 3ºA

Anônimo disse...

1- A sociedade estamental é o grupo social devidamente estabelecido e diferenciado por funções específicos e situação jurídicas própria, ou seja ninguém subia ou descia de sua posição social de origem, permanecendo no mesmo estamento por toda a vida.
Existem 3 principais estamentos são?
-Nobreza= Constítuída pelos proprietários de terra, que se dedicavam basicamente às atividades militares.
-Clero= Constituído pelos membros da igreja católica, destacando-se o alto clero, formado pelos bispos, abades e cardeais.
-Servos= Constituíam a maioria da população campones
2- A)A cultura medival é arcad pelo Teocentrismo significa a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo que e o homem no centro de tudo.
b) Tradicionalmente a História é dividida em: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. De acordo com essa divisão, a Idade Média compreende o período entre o século V (queda do Império Romano, em 476) até o século XV (queda de Constantinopla, em 1453). A expressão Idade Média usada para designar este período foi criada pelos humanistas do século XVI, apaixonados pela cultura clássica (greco-romana). Estes tratavam com profundo menosprezo aqueles séculos, estigmatizando-os. Ainda em nossos tempos, muitos quando ouvem esta expressão, logo pensam em fanatismo religioso, guerras, fome, peste, Inquisição e toda sorte de catástrofes.
3- a desestruturação do Império Carolíngio e as invasões vikings, muçulmanas etc. um clima de insegurança espalhou-se por várias partes do ocidente europeu. O povo foge para o campo, e procuravam a proteção oferecida pelo Senhor Feudal, foi chamada de feudalismo.

ÉDLA Celestino.nº 07 3ºC

Anônimo disse...

1-Uma organizaçao da estrutura social em que nao existe a mobilidade,o individuo assume sua devida posição pelo nascimento, não há oportunidade de mudança de nível social.Durante a idade média ocorreu a divisão dessa sociedade em três poderes:clero,nobres e servos.
2-a)A cultura medieval começou a se basear pela igreja,isso ficou conhecido como teocentrismo cultural.A igreja influenciava as pessoas em todos sentidos,na educação,politica,arte,filosofia.
b)Os monges procuravam sempre preservar todos seus conhecimentos da cultura greco-romana,mesmo se tornando grandes estudiosos.
3)Houve a grande migração das cidades para o campo (exôdo rural).Os pobres procuraram a ajuda do senhor feudal isso ficou conhecido como feudalismo.



(Tainá Alves Camargo 3°Ano C n° 23)

Anônimo disse...

Questão 1 - Na Sociedade estamental não havia mobilidade social. Os grupos sociais mantinham-se rigidamente estanques. O acesso ou não à posse ou propriedade da terra dividia a sociedade feudal em dois estamentos: os senhores e o dependentes.

Questão 2 - a) A grande influência da igreja sobre a cultura e o pensamento das pessoas teve bases sólidas e materiais; ao longo dos séculos, a igreja se organizou politicamente e territorialmente, pois tinha muitos feudos, além de ter prestígio com a classe dominante,( reis e nobres). Logo a cultura medieval passsou a se espelhar o pesamento da igreja, isso passou a ser conhecido como teocentrismo cultural, ou seja, o mundo era subordinado as leis de Deus.
B) A igreja confia aos seus monges a tarefa de recuperar, preservar e transmitir a posteridade do imenso patrimônio cultural dos antigos, para que não se percam. Logo, por essa razão os monges foram importantes para a preservação da cultura greco-romana.

Questão 3- Houve consideravel migração das cidades para o campo. Construiram-se vilas fortificadas e castelos cercados por estacas e muralhas.

Aluna: Mariana Velozo Nº14 3ºC

Luan disse...

------------------------------------------------------

QUESTÃO 01

R.:Sociedade estamental é uma sociedade estruturada na forma de uma pirâmide - as classes mais altas no topo, e as mais baixas na base. É praticamente a mesma estrutura em qualquer sociedade. A diferença é que, na sociedade estamental, a mobilidade social, ou seja, uma classe ascender ou descender de nível social, é difícil, mas não impossível.

QUESTÃO 02

a)
O teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo... Na idade media os poderosos (clero) impuseram de forma cruel o poder de Deus, onde nao se podia nem se quer, contestar sobre um minimo assunto quer se relacionase com as "verdades" que a igreja afirmava.

b)
Naquela época apenas os membros da Igreja tinham acesso à educação, ou seja, a maior parte das pessoas q sabiam ler e escrever eram padres, monges, frades, etc. Foi a Igreja q fundou as universidades e fez com q a educação chegasse aos filhos dos nobres e senhores feudais. Além disso, a Igreja Católica dominava toda a ideologia da sociedade feudal. A maioria das regras de conduta da sociedade, o q era certo e o q era errado era ditado pela Igreja Católica.

QUESTÃO 03
*Sair dos principais pontos de invasoens que eram as cidades e se derecionarem para o campo (local mais tranquilo e sucegado
*Acolher-se em grandes castelos ou fortes para se previnirem de uma possivel invasão ( nasce ai o Feudalismo)

------------------------------------------------------

nome: Luan Campos Gonçalves
numero: 12
série: 3º
turma: C
turno: Vespertino
escola: Tiradentes

------------------------------------------------------

Luan disse...

correçao...
"direcionarem", e nao "derecionarem" como esta apresentado na segunda sugestao da questao 3.

Pablo Silva disse...

Questão 1 :
A Sociedade estamental possuia uma divisão em classes sociais, noemeadas estamentos, onde não havia nenhuma possibilidade de mobilidade, na classe em que se nascia, Morria.
Questão 2 :
a) A igreja ou Clero era quem descidia o "destino" da população, ela era quem permitia ou proibia algo dentro da sociedade.
b) Criaram bibliotecas, que eram atualizadas constantemente com o trabalho dos monges copistas, que se mantiam dentro dos mosteiros.
Questão 3 :
Utilizavam-se da Migração para o Campo, e pediam proteção aos Soberanos.

Pablo Silva n.°27 3°B

quelvin disse...

questão 01 no feudalismo a posse de terra era o criterio de diferenciação dos grupos sociais rigidamente de um lado ,os senhores a riqueza da terra e os servos o trabalho servil.esse tipo de sociedade e estratificada da-se o nome de sociedade estamental
questão02 a)a igreja cristã tornou-se a maior instituição feudo do ocidente europeu.sua incalcualavel riqueza,a solida organização hierárquica e a herança cultural grego-romana permitiram-lhe exercer a hegemonia ideologica e cultural da época caracterizada pelo teocentrismo.
b)a igeja catolica em particular os monges preservaram a cultura classica atraves da criação de blibliotecas.
questão03 a população foge parao campo. e as de fecham-se e vão pedir proteção aos grandes senhores de terras e a igreja nasce o feudalismo.

Lara fernanda disse...

1- sociedade dividida em camadas sociais, ou seja as famosas classes sociais.
2-
a)ex.:voltando a epóca de jesus cristo:os escravos sendo a base da piramide social da epoca, e constituindo a maioria da populaçao eram sedentos de liberdade, e derrepente encontraram alguem que prometia o reino do céu (cristo:salvador). desta forma Jesus morreu, porem deixou aqui muitos fiéis, entao agora tudo girava em torno disso, os poderosos usavam essa vontade de "ir para o céu" da populaçao, para impor tudo o que quisesse, afirmando que se as pessoas nao o fizessem "nao iriam para o céu"..
b)isso se deve ao fato de que naquela época os reis eram escolidos pelos "deuses" dando assim uma imagem divina dos reis. ex.: quando pilatos perguntou a Jesus se ele era rei, jesus disse que o reino dele nao é deste mundo, isso tirou toda a santidade dos reis da época, ou seja agoora tinha alguem mais divino que o proprio rei o que nao podia acontecer..nao sei, mas acho que foi esse o monitivo de tentar preservar a cultura greco romana.
3-o exodo urbano, e contruir muros aos redores, para que nao houvesse uma invasao.
3° A

Anônimo disse...

Questao 1->estamento significa uma sociedade dividida pelas suas funçoes,mas que ninguem pode sair de seu estamento ou seja se nascer naquele estamento permanecera la a vida toda.

Questao 2->A)na idade media a igreja tinha uma influencia muito forte perante a sociedade entao isso fez com que o teocentrismo predominace ou seja o clero tinha pode dentro da sociedade e como esse poder a igreja manipulava a sociedade inpondo o que eles queriam.
B)bom no final do imperio romano o cristianismo é aceito pois antes eles eram politeista.Entao como o cristianismo sendo a religiao do povo romano os monges os religiosos continuaram com a cultura grego-romana mas de forma cristã.
Questao 3->com as invasoes o povo se refugiou como podia entao eles pegaram e foram para o campo no campo formaram vilas e muralhas cada um se protegia com podia,os mais fracos tornaram-se dependente do senhor feudal, eles pegavam terras e ficavam submetidos a servidaoe e esses acontecimentos consolidou o sistema feudal.

Aluna:Tainan Vieira N:24
Serie:3 ano c

Miguelina disse...

Questão 1
Esse tipo de sociedade é dividida em estamentos, daí o nome estamental, e nela não há mobilidade social, ou seja, se eu fosse um artesão, seria artesão o resto da minha vida.

Questão 2
a)Teocentrismo é Deus como centro de tudo; a igreja Medieval exercia influência e controle sobre tudo e todos, o que marcou a cultura da época.
b)Sim, pois coube a eles a preservação e manutenção dessa cultura.

Questão 3
A primeira foi o êxodo rural e a segunda eles procuram a proteção aos senhores de Terra, assim nascendo o Feudalismo.

Miguelina Cuellar
3ªC nº16

Miguelina disse...

Questão 1
Esse tipo de sociedade é dividida em estamentos, daí o nome estamental, e nela não há mobilidade social, ou seja, se eu fosse um artesão, seria artesão o resto da minha vida.

Questão 2
a)Teocentrismo é Deus como centro de tudo; a igreja Medieval exercia influência e controle sobre tudo e todos, o que marcou a cultura da época.
b)Sim, pois coube a eles a preservação e manutenção dessa cultura.

Questão 3
A primeira foi o êxodo rural e a segunda eles procuram a proteção aos senhores de Terra, assim nascendo o Feudalismo.

Miguelina Cuellar
3ªC nº16

Unknown disse...

1º-Cada grupo tinha suas proprias funções. Na classe social que o individuo nascer, ali mesmo continuará ate o fim de sua vida.
2º-a)A igreja catolica que pregava o teocentrismo (Deus como centro de tudo)controlava tudo o que ocorria e o que era feito.
b)Os monges procuraram preservar os elementos da cultura grego-romana.
3ºquestão:
1ºOs europesu (ocidentais) inseguros, por motivo de invasões, tinham que se proteger e com isso acabaram migrando da cidade para o campo.
2ºCada se defendia como dava, alguns acabaram servindo aos senhores de terra para se proteger, isso significa que os mais fracos procuravam proteção dos maris fortes (nobres poderosos).

Unknown disse...

questão 01-sociedade estamental é dividida em grupos sociais,geralmente guando se fala desse tipo de sociedade não há oportunidade de mudança de nivel social.na época feudal a sociedade era estamental,dividida em :clero, nobreza e os servos era quase impossivel mudar de classe a não ser que se comprasse um titulo mas era muito dificil...
questão 02-a)A cultura da idade média é marcada pelo teocentrismo é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo,onde a igreja católica controlava todas as atividades,com o domínio de tudo...
b) Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia.
questão 03-
primeira:as pessoas fogem para o campo.
segunda:pedem proteção a senhores de terras e a igreja tendo inicio o feudlismo..

Camila Nascimento Hóbi N°03 3°A

Anônimo disse...

01- A sociedade estamental é aquela dividida em estamentos que são:Nobreza,Clero e Servos.
Sua principal cacterística é que não havia de forma alguma mobilidade social.

02-a)A igreja preservou elementos da cultura greco- romana.O teocentrismo é a teoria segundo a qual Deus é o centro do universo tudo foi criado por Ele e por Ele é dirigido.Os que se opunham ao teocentrismo ou a igreja católica chamavam - se de hereges e eram julgados pelos tribunais de inquisição.

b)Além de centros de sabedoria, os grandes mosteiros fundados através da Europa durante a Idade Média, eram também uma fonte de alívio para os pobres, doentes e por vezes também para os proprietários mais abastados.

03- *Houve uma considerável migração das cidades para o campo.

**Os camponeses buscando proteção dos senhores de terra, foram submetidos ao sistema de servidão.

Esse processo de migração para o campo assinala um período de nascimento do Feudalismo.

Bethânia Barbosa 3°"C" \ó/

Anônimo disse...

01- Sociedade estamental:É aquela que não há mobilidade social.Ninguém subia ou descia de origem, permanecendo no mesmo estamento por toda a vida.

02-a)A cultura medieval ficou marcada pelo Teocentrismo que Deus é o centro do universo.Com a teoria do teocentrismo a igreja católica(Srª Feudal) tinha domínio e influência sobre todos daquela época.

b)Os monges moravam em mosteiros separados das outras pessoas e lá adquiriam grande conhecimento ja que os camponeses não sabiam ler nem escrever.Além de cuidar dos doentes e alimentar os pobres, os monges oravam pelas almas dos mortos. Na Europa da Idade Média, os mosteiros serviam também como abrigo para os viajantes, sendo as primeiras “casas de hóspedes” modernas.

03- 1)A insegurança provocada pelas invasões bárbaras levou os europeus a migragem para o campo.

2)Cada um se defendia como podia os mais fracos procuraram a ajuda de nobres poderosos.Algus camponeses, buscando proteção foram submetidos a servidão.

A fusão desses 2 principais motivos causa o nascimento do Feudalismo.

Daniela Sales N°06 3° "C"

Anônimo disse...

Questão 01- A sociedade estamental era um tipo de sociedade na qual o indivíduo não tinha mobilidade social.Ex: Se a pessoa nasce pobre, dificilmente ela poderá subir na camada social.

Questão 02- a)O teocentrismo marca a Idade Média. A igreja instituída traz Deus como centro de todas as coisas.

b) Os monges católicos foram de suma importância para a preservação da cultura, pois atuavam como educadores na sociedade, passando de geração à geração as culturas e costumes da época. Foram pioneiros na fundação de universidades.

Questão 03- Uma das primeiras soluções encontradas foi a fuga para o campo, a outra, foi a proteção cedida pelos senhores feudais, nascendo assim, o feudalismo.


Olga Marina 18 3ºC

Anônimo disse...

Questão 1:
Sociedade estamental é aquela onde não há possibilidade de mobilidade social e onde o indivíduo assume sua devida posição pelo nascimento.

Questão 2: a)
Deus no centro, idéia que surgiu na Idade Média quando os reis eram conhecidos por representar a palavra de Deus. Com isso era possível manipular todos os cidadãos sem reclamações ou protestos. A palavra do rei era a lei.

b) Os monges trabalhavam nas bibliotecas, nas oficinas e nos campos, onde desenvolveram técnicas avançadas tornando cultiváveis bosques e terrenos baldios, servindo de exemplo aos camponeses.

Questão 3:
O feudalismo nasceu depois que o império Romano entrou em decadência por causa das invasões bárbaras no século V ,então a populaçao migrou para o campo e para conseguir proteção se submeteram a serem servos dos senhores.

Aluna: Ana Cláudia N°02 3°C

Anônimo disse...

1- Uma sociedade estamental é aquela que é dividida em varias classes ,categorias e cargos,na sociedade feudal os estamentos eram divididas em:nobreza ,clero, e servos,alem dos escravos,vilões e ministeriais.

2- A)Principalmente pelo fato de a igreja ser grande proprietária de terras na Europa Ocidetal , estava interessada nas relações servis.Dizia que era normal a existência de senhores e servos em uma sociedade cristã e que os servos deviam obedecer a seus senhores, a infidelidade e a rebeldia eram pecados mortais.então como era basicamente uma sociedade cristã era teocentrista.

B)O clero era constituído dos membros da Igreja católica apostólica Romana que era grande proprietária de terras ,teve grande influência política e ideológica que influenciou na preservação da cultura greco-romada.

3-Devido as invasões bárbaras muitos fugiram para o campo e cada um procurava sua propria proteção,houve construção de castelos e por ai vai...


ALUNO: CHRÍSTOFER C.N.S. Nº 05 3ºA

Anônimo disse...

QUESTÃO 1 - A sociedade medieval apresentava ausência de ascensão social e quase inexistia mobilidade social. Como o clero e a nobreza comandavam a sociedade, era comum o clero criar justificativas religiosas para que os servos não contestassem a sociedade. Era uma sociedade estamental.

QUESTÃO 2-A) Teocentrismo é o termo utilizado para definir um sistema de idéias baseada na religião e em Deus.
Teo, do grego Deus, centrismo, centro.
Deus então é o centro de todas as coisas.

B) Os monges realizaram vasta obra de ação social, distribuindo esmolas aos mendigos, hospedagem aos peregrinos e abrigo aos camponeses fugidos dos domínios. Nas amplas bibliotecas das abadias, conseguiram preservar e transmitir os textos dos autores clássicos da Antiguidade, executando traduções, transcrições e cópias de livros e documentos históricos.

QUESTÃO 3- Primeiro com todas aquelas invasões que haviam aconteçendo a sociedade foi migrando para o campo , para tentar se proteger e fugir dos bárbaros.
Depois eles tiveram que arranjar esse meio de proteção , foi assim que fizeram uma troca com os grandes senhores de terras e então começa uma relação de fidelidade entre eles.

Helberson Pedro 3´C´ N: 08

Hélio disse...

Questão 1
A sociedade feudal era composta por três ESTAMENTOS (três grupos sociais com status fixo).
O clero tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecida. Mantinham a ordem da sociedade evitando, por meio de persuasão e criação de justificativas religiosas, revoltas e contratações camponesas.
A nobreza (também chamados de senhores feudais) tinha como principal função guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam proteção (relações de suserania e vassalagem).
Os servos da gleba constituíam a maior parte da população camponesa, eles eram presos à terra e sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar. Embora geralmente se considere que a vida dos camponeses fosse miserável, a palavra "escravo" seria imprópria. Para receberem terras de seus senhores, assim como entre nobres e reis, juravam-lhe fidelidade e trabalho vassalagem.

Questão 2
a) Teocentrismo é o termo utilizado para definir um sistema de idéias baseada na religião e em Deus.
Teo, do grego Deus, centrismo, centro.
Deus então é o centro de todas as coisas.
É um pensamento que se opõe a Antropocentrismo, o qual o homem é o centro.
b) os monges procuraram preservar os elementos da cultura geco-romana,

Questão 3
a) A solução encontrada, quando não se tornavam comerciantes, eram morar em burgos, dominados por outros tipos de senhores, desta vez, comerciais. Ao mesmo tempo, a expansão do comércio cria novas oportunidades de trabalho, atraindo os camponeses para as cidades.

Hélio nº14 3ºB

Anônimo disse...

Questão 1- Uma sociedade dividida em classes sociais, na classe em que nascesse ele permanecerá por toda a sua vida.
Questão 2- a)A cultura medieval ficou marcada pelo Teocentrismo que Deus é o centro do universo.
b)Os monges procuraram preservar os elementos da cultura grego-romana.
Questão 3- 1º Houve uma migração das cidades para o campo
2º Os camponeses buscando proteção dos senhores de terra.

Thauane Oliveira nº 25
3º C

Clicia Êmile 3° A disse...

Questão 1:
Sociedade Estamental é uma sociedade hierarquizada dividida em grupos socias de acordo com o nascimento. Há uma possibilidade de mudança social pequena.

Questão 2 :
a)Teocentrismo significa Deus como centro de tudo, então quer dizer q a Igreja q controlava tudo nesse período, que tinha o dominio de tudo o q era feito.
b)Coube aos monges a preservação da cultura clássica, através da criação de bibliotecas e com um ponto de vista cristão.

Questão 3:
1°A fuga para lugares distantes, ou seja, o campo.
2°Procuravam a proteção aos grandes donos de terras (senhor feudal), no q ocasionou o Feudalismo.

Anônimo disse...

Questão 1
É uma organização da estrutura social em que não existe a mobilidade,ou seja,as classes sociais são dispostas de acordo com o critério de nascimento.
Na sociedade estamentada,os privilégios da elite são incontestáveis.No sistema feudal,durante a Idade Média,ocorreu a estruturação da sociedade estamental clássica,uma vez que,basicamente,era dividida em três níveis:clero,nobres e servos.
O clero trabalhava no sentido de legitimar sua posição,e no apoio à nobreza,quando pregava que as classes sociais tinham sido organizadas por Deus,ou seja:se o senhor era senhor,é porque Deus assim havia estabelecido,uma vez que o fez nascer numa família nobre,assim como o servo,que era servo por vontade de Deus,já que nasceu numa família de servos,por vontade Dele.

Questão 2
a)a) O TEOCENTRISMO é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo que é o homem no centro de tudo.
b)b) Com as invasões bárbaras,os religiosos se fecharam em mosteiros, por toda a Europa, e desenvolveram uma vida de abstinência e estudo dentro de seus muros.
Os bárbaros, que eram iliteratos e não tinham conhecimento de línguas, de leis nem de formas mais elaboradas de governo, eventualmente descobriram que os clérigos (os religiosos) poderiam ser grandes funcionários e professores -- e assim foram. Os freis e padres, bispos e cardeais pouco a pouco foram se incorporando nos governos feudais e mais tarde, nas grandes monarquias, porque eles eram os indivíduos mais cultos da época. Os nobres passaram a confiar seus filhos e herdeiros para os religiosos educarem, e também passaram a fazer grandes doações de dinheiro e terras para os mosteiros, que ficaram cada vez mais poderosos. Dentro dos mosteiros foram preservadas inúmeras obras clássicas da antiguidade greco-romana, além dos textos bíblicos.

Questão 3
Primeira: a população foge para o campo(êxodo rural).
Segunda: as comunidades fecham-se e pedem proteção aos grandes senhores de terras e à Igreja; surgindo então o período feudal.

Bárbara Évelin n° 06 3°"B"

Anônimo disse...

QUESTÃO 01.
Sociedade estamental é dividida por estamentos, e a mobilidade é praticamente impossível, sendo assim, quem nascesse servo morria servo e, quem nascesse nobre morria nobre.

QUESTÃO 02.
a)Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso,influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média.
b)Os mosteiros possuíam bibliotecas, onde podiam ser encontrados muitos textos da Antigüidade. Haviam também os monges copistas, que copiavam textos clássicos romanos e gregos.

QUESTÃO 03.
1ª: O exôdo urbano
2ª: A população mais fragilizada buscou proteção aos senhores feudais.

Carla Aida n° 12
3° B

Unknown disse...

Questão 01: A sociedade estamental é uma sociedade dividida em estamentos, e neles não existe possibilidade social entre eles, ou seja, cada individuo está preso em seu estamento.
Questão 02:a) A cultura da Idade Média foi marcada pelo Teocentrismo, ou seja, Deus como centro de tudo. E era a igreja Católica quem controlava tudo.
b)Os monges preservavam a cultura classica atráves da criação de bibliotecas.
Questão 03: 1ª- Elas fogem para o campo.
2ª- Pedem proteção aos grandes proprietários de terras.




Anna Maria nº03 3ºB

Anônimo disse...

Questão 01- A sociedade estamental era um tipo de sociedade na qual o indivíduo não tinha mobilidade social.
Questão 02-
a)O teocentrismo marca a Idade Média. A igreja instituída traz Deus como centro de todas as coisas.
b)A igreja católica em particular os monges preservaram a cultura clássica através da criação de bibliotecas.
Questão 03-
Primeira: a população foge para o campo.
Segunda: as comunidades fecham-se e pedem proteção aos grandes senhores de terras e à Igreja; nascendo então o feudalismo.
Aluna: Jadi Iasmin n°21 3°B

Unknown disse...

1)sao a classe q um indivíduo nascer na idade média, q tinha o clero, a nobreza, a burguesia e a plebe.
2)A: a idade média é marcada pelo teocentrismo .........pq era a igreja q tinha o poder e como teocentrismo siginifica Deus como centro de tudo praticamente a igreja dominava...........
B: os monges de uma certa maneira preservaram os conhecimentos clássicos atravez das bibliotecas............
3)bom ele imigraram para o campo e la se estabeleceram e laprocuraram proteçaoaos grandes senhoresde terras ...........

Unknown disse...

01- As Sociedades estamentais , por sua vez dividida em classes sociais, altamente rigorosa com suas regras!

02-
a)-Base era o teocentrismo, e todas e qualquer atividade , era controlada pela igreja
b)Sim o trabalho dos monges era altamente importante, pois preservaram a cultura.atraves de bibliotecas etc...

03-As invasoes , levaram os povos a migrarem das cidades para o campo,em buas de proteção. Criaram muralhas e castelos , e vaias formas de defesa pra conter as invasoes!

RAFAEL LEANDRO ARAÙJO Nº 28 3º "B"