terça-feira, 12 de maio de 2009

GABARITO 3ª SÉRIE - GRÉCIA

GABARITO DAS QUESTÕES OBJETIVAS
QUESTÃO 01 A QUESTÃO 14 C
QUESTÃO 02 B QUESTÃO 15 C
QUESTÃO 03 D QUESTÃO 16 C
QUESTÃO 04 A QUESTÃO 17 B
QUESTÃO 05: B QUESTÃO 18 C
QUESTÃO 06: C QUESTÃO 19 B
QUESTÃO 07: B QUESTÃO 20 B
QUESTÃO 08: A QUESTAO 21 A
QUESTÃO 09: C QUESTÃO 22 C
QUESTÃO 10: C QUESTÃO 23 B
QUESTÃO 11: C
QUESTÃO 12: A
QUESTÃO 13: B
GABARITO DAS QUESTÕES ABERTAS
QUESTAO 24
A mulher grega era controlada pelo pai e, após o casamento, pelo marido. Mulher respeitável era aquela que se reservava ao gineceu. As mulheres atenienses de famílias tradicionais saíam de casa apenas para as festas religiosas.
Ao contrário da maioria das mulheres gregas, a vida das mulheres espartanas era diferente: recebiam melhor instrução, eram mais independentes e praticavam várias modalidades esportivas. Eram respeitadas e ouvidas pelos homens, eram mais valorizadas.

QUESTAO 25
Para o exercício da cidadania era necessário ser homem, ser livre e ter nascido em Atenas. Portanto, os metecos (estrangeiros), as mulheres e os escravos não possuíam direitos políticos.

QUESTAO 26
• uma da sociedade ateniense – Eupátridas, Metecos, Escravos
• uma da sociedade espartana – Espartanos, Periecos, Hilotas

ATENAS ESPARTA


Eupátridas Espartanos



Metecos Periecos
Escravos Hilotas


QUESTAO 27
As Olimpíadas eram acontecimentos tão importantes que até as guerras eram adiadas para que todas as polis pudessem participar das competições.

QUESTAO 28
S Ó C R A T E S
Z E U S
E S C U L T U R A
T E A T R O
E U C L I D E S
P A R T E N O N
M E D I C I N A

QUESTAO 29
a) Nesta questão o aluno poderá trabalhar com a questão feminina, com as modalidades de competição, com a nacionalidade dos competidores e com a questão da premiação.

b) A perda de identidade dos Jogos Olímpicos teve início com o domínio romano sobre os gregos. Na época do Imperador Nero, no lugar de cidadãos livres, escravos passaram a competir por suas vidas contra animais selvagens. Em 393 d.C. os gloriosos Jogos Olímpicos foram abolidos por decreto do Imperador Romano Teodósio.

QUESTAO 30
a) A democracia ateniense atendeu aos interesses das classes dominantes em Atenas, ao garantir aos proprietários de terra e de escravos o direito de participar diretamente da vida política.

b) “(...) De acordo com nossas leis somos todos iguais no que se refere aos negócios privados. Quanto à participação na vida pública, porém, cada qual obtém a consideração de acordo com seus méritos e mais importante é o valor pessoal que a classe à que se pertence; isto quer dizer que ninguém sente o obstáculo de sua pobreza ou da condição social inferior quando seu valor o capacite a prestar serviços à cidade."

QUESTAO 31
a) O texto faz referência a cidade de Esparta.

b) A cidade de Esparta caracteriza-se politicamente por um regime aristocrático, militarista. As atividades econômicas são praticadas pelos escravos (prisioneiros de guerra). Nenhum espartano pode ter mais que o outro, as medidas de Licurgo eliminaram as diferenças econômicas e sociais.

QUESTAO 32
a) A guerra do Peloponeso foi uma disputa entre as cidades gregas Esparta e Atenas. A causa foi que liderança de Atenas, após as guerras médicas, passou a ser questionada pelos Espartanos. Isto os levou a guerra pela hegemonia grega. Os espartanos receberam ajuda dos persas.

b) A Guerra do Peloponeso enfrentou as cidades gregas, jogando-as uma contra as outras, isto destruiu a economia e enfraqueceu as cidades debilitando o povo grego.

QUESTAO 33
Politeísta e características humanas dos deuses.

QUESTAO 34
a) independentes.
b) relevo acidentado contribuiu para essa separação.

QUESTAO 35
a) Tirania oligarquia democracia.
b) Tirania: autoritarismo.

QUESTAO 36
Governo da maioria. Hoje, para alguns resume-se em poder votar nas eleições.

Nenhum comentário: