domingo, 23 de agosto de 2009

ATIVIDADE - 3º ANO


FAÇA UMA PESQUISA E ANALISE DA IMAGEM ACIMA, DESTACANDO NA FORMA DE UM TEXTO OS PRINCIPAIS ASPECTOS DESTACADOS. EM SEGUIDA POSTE NO BLOG.


BOM TRABALHO!

18 comentários:

Anônimo disse...

-
A figura ao meu ver, mostra a exploração no periodo colonial do Brasil, onde era explorado o pau - brasil, com a mão-de-obra dos indigenas, que foi a primeira atividade "economica" da epoca, e essa pratica era feito somente no litoral Brasileiro

Gabriele Ximenes
3º A

Anônimo disse...

Diogo Alvarés

Natural do Nordeste da Península Ibérica naufragou em 1509,nas costas da Bahia conseguindo sobreviver,iniciou ali a primeira fixação comprovado do colonizador europeu onde hoje é o alto da graça, Na cidade de salvador da Bahia de todos os Santo. sua povoação denominou Vila Velha, onde se estabeleceram, além de Caramurú e sua familia, outros de além-mar, alguns dos quais se casaram com filhos do proprio caramurú. Fidalgo da casa Real de D. João III, em virtude de varios serviços prestados em beneficio da colônia.

Aluno:thiago ribeiro freitas emerick santos.
Turma:7ºB
Série:34

Aline Duarte disse...

A imagem retrata aspectos do Brasil no Período Colonial. As caravelas ilustram as grandes navegações, tanto portuguesas, quanto de outros países que também vinham explorar o Brasil. Os desenhos no interior do continente mostram os seus primeiros habitantes, chamados de índios, retirando o Pau-Brasil, para trocar com os exploradores por objetos de muita valia para eles; além da biodiversidade existente no país. A imagem também retrata a devastação causada no litoral brasileiro, devido à exploração sem limites de nossos recursos naturais.

Aluna: Aline Duarte n°01 3°B

Anônimo disse...

A figura tenta nos mostra a exploração no territorio que vinha ocorrendo naquela epoca devido a abundancia na fauna e flora.
Audivane da Silva 05 3°B

jannine disse...

Pelo que eu vi, aquela imagem representa o Brasil colonia, onde mostra muito bem os navios que vinham buscar o pau-brasil que era explorado, os índios carregando a madeira (mão-de-obra do pau-brasil era indigena). Mostra também como a floresta ja foi bastante explorada e a biodiversidade da floresta.(Detalhe: quase não aparece floresta na imagem e ainda tem um monte de animal):D

3° AnO "B"

Unknown disse...

Concretizando, baseia-se no Brasil colonial , quando portugueses e outros estrangeiros vinham ao litoral brasileiro a procura de extração mineral e acabara levando o PAU BRASIL , em enorme abundancia , e outro destaque a forma com que se encontra a floresta, já um pouco desmatada. Com uma enorme biodiversidade no litoral brasileiro chamastes bastante a atenção dos demais,também ilustra alguns nativos que estariam admirando as embarcações( caravelas), e alguns animais.

RAFAEL LEANDRO ARAÙJO Nº28 "3ºB"

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A imagem retrata aspectos do Brasil no Período Colonia e a devastação causada no litoral brasileiro, devido à exploração sem limites de nossos recursos naturais.




Ana Maria 03 3ºB

Marcos Bruno disse...

Mostra a exploração no periodo colonial do Brasil.
As caravelas ilustram as grandes navegações, os índios carregando a madeira mão-de-obra do pau-brasil era indigena.

Mostra tbm a devastação na mata no litoral brasileiro, exploração sem limite algum .

Marcos Bruno Santana do Nascimento
3ºB Nº26

Unknown disse...

ILUSTRA O PERIODO COLONIAL,AS GRANDES NAVEGAÇÕES,MOSTRA TAMBÉM OS INDIOS PRIMEIROS HABITANTES COM A MÃO-DE-OBRA RETIRANDO O PAU-BRASIL E A GRANDE DEVASTAÇÃO DA FLORESTA NO LITORAL BRASILEIRO Q POR SINAL ERA SEM LIMITES...

ALUNA:CAMILA NASCIMENTO HOBI
N°03 3°A

Deise disse...

A figura mostra a existência dos índios na terra antes da chegada dos portugueses,as caravelas representa as grandes navegações,chegada dos portugueses ao Brasil .Ilustra também a exploração do periodo colonial onde era explorado o pau-brasil que tinha grande valor no mercado europeu.

Deise Daiene
3ºA

Unknown disse...

A figura mostra o Brasil colonia cuja a principal economia baseava-se na extração de pau-brasil.A mão-de-obra era indígena que não era ´´escravo´´ e era obtido por meio do escambo;era uma ativdade predatória que com um tempo esgotou-se.

Aluno:Andrei Rauly-nº01-3ºA

Unknown disse...

A imagem mostra o Brasil no período colonial,as grandes embarcações que vinham explora o brasil...Mostra também os índios extraindo o Pau-Brasil para trocar por objetos que para eles era considerados de valor como por ex:espelhos e etc.
Aluna:Gláucia nº12 3ºA

Unknown disse...

figura mostra o brasil no período colonial como a era explorada a floresta amazonica atravez do pau-brasil liderada pelos portugueses por meio da mao-de-obra indigena.
pamela silvana
3ºA

Anônimo disse...

figura mostra no periodo em que o brasil passava em um processo de colonia e como era explorada a floresta amazonica atravez do pau-brasil liderada pelos portugueses por meio da mao-de-obra indigena.


Moises medeiros - 3ªA Nº20

Anônimo disse...

A imagem mostra a exploração dos recursos naturais brasileiros do litoral por outros países,destacando-se Portugal,do qual o Brasil se tornou colônia.Mostra índios retirando a mando dos exploradores,pau-brasil,o primeiro recurso a ser aproveitado pela metrópole.

Bárbara Évelin nº6 3º"B"

Hélio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélio disse...

Profª esse assunto sempre me revoltou,pra mim os portugueses não“descobriram”nada e sim “chegaram” ao Brasil. Após os primeiros contatos com os indígenas os portugueses começaram a explorar o pau-brasil da mata Atlântica.O pau-brasil tinha grande valor no mercado europeu, pois sua seiva avermelhada era muito utilizada para tingir tecidos e fabricação de móveis e embarcações.Inicialmente os próprios portugueses cortavam as árvores, mas devido ao fato destas não estarem concentradas em uma região e devido a muita preguiça, as arvores estavam espalhadas pela mata, então os aproveitadores passaram a utilizar mão-de-obra indígena para o corte. Os índios não eram escravizados, eram pagos em forma de escambo, ou seja, simples troca, eram feitos de “besta” pois os portugueses abusavam de sua ingenuidade. Eram oferecidos aos nativos em troca de seu trabalho, apitos, chocalhos, espelhos e outros objetos, coitados!

Hélio nº 14 3º B