domingo, 7 de setembro de 2008

5ª série - atividade









Faça uma pesquisa sobre um dos deuses acima e em seguida registre no blog suas conclusões.


52 comentários:

Unknown disse...

Deus Apolo, o deus do Sol

Associado ao ouro, ao rei, protegido de Apolo, o deus da poesia, do canto, da medicina, da profecia, do pastoreio, da luz e da juventude. O deus-cisne, benfeitor, acumulou tantas qualidades que se deduz que Apolo foi como um amálgama de vários deuses mais antigos, resultado de um vasto sincretismo. "Realizador do equilíbrio e da harmonia dos desejos, não visava a suprimir as pulsões humanas, mas orientá-las no sentido de uma espiritualização progressiva, mercê do desenvolvimento da consciência.

De:Ansara Luiza e Talita Ferraz

Anônimo disse...

Ana Beatriz Catarino Botelho nº2
Maria de Lourdes Pereira Leite nº28
5ªC


Apolo-Filho de Zeus e de Leto, também chamado de Febo, irmão gêmeos de Ártemis.
Ele é Deus radiante e Deus da luz benéfica.

Anônimo disse...

Que atenas e a deusa da sabedoria.
que a mitologia Grega conta a historia de inumeros deuses cuja gestos nortearam o amor ;a vida ea nobreza de atitudes.
Apesar de ser apresendado que nasceu com guerra , lanças e capacete e era contra as violencias.

nome: Irene MAYLA 5ªC

Anônimo disse...

Caroline e Juliana 5ªC
Afrodite
A deusa mais popular,símbolo do amor e da beleza,filha de Zeus e de Díone ,era esposa de Hefesto,porém amou Ares,Hermes,Dionisio,Poseidon e Anquises,a sede mais antiga de seu culto era a ilha de Chipre.

!!!@@$$%%LUK%%$$@@!!!! disse...

Alunos: Beatriz Marques nº04, Lucas
Lincon nº27 5ª serie C.

Atena era uma deusa Grega da sabedoria e da artes conhcida como Mirneva pelos romanos. Atenas era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato.Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetores de seus heróis escolhidos de sua cidade homônima Atenas. Era protetora das cidades das cidades, das forças militares, e Deusa das tecelãs, ourives, oleiras e costureiras.

Anônimo disse...

O filho de zeus irmão gémio de Ártemis éra um dos mais importantes multifacetados.Nas mitologias grega,romana e estruca,Apolo foi indentificado como DEUS da luz e do sol.Diana deusa da lua que era irmã de Hélios.Oráculo de Delfos era considerado como DEUS dos adivinhos e profetas.

ALUNO(a):Lucas De Paula Ferreira,26
Luana Ramalho Nobre,25 serie 5ª c

Anônimo disse...

a Afrodite era a deusa da beleza femenina.ela e uma deusa muito antiga,Afrodite era como a rainha do ceu e da terra.Afrodite era casada com Hefesto

renata e loislaine 5ªc

Anônimo disse...

Atenas

Atenas despertou muitas cidades gregas ,esparta se uniu as outras cidades gregas para atacar Atenas.Atenas destacou-se muito preocupaçao com o desenvolvimento artistico e cultura de seu povo ,desenvolvendo uma civilizaçao de forte brilho intelectual.Tanto Esparta quanto Atenas,eram cidades evoluidas,a forma de governo em ambas era democrática.Hoje em dia esta cidade tem mais de dois milhões e meio de habitantes,e,embora tenha inumeras contruções modernas ,continua com suas ruinas que remetem aos tempos antigos.Entre todas as cidades gregas da antiguidade,Atenas foi o que mais denvolveu culturamente.Foi nesta cidade que se desenvolveu a ideia de democracia, sistema de participaçao politica em vigor na grande maioria de naçoes da atualidade.Podemos dizer que Atenas foi a polis grega que mais influenciou a forma de pensar e de viver na antiguidade.

Camila e Loren
5ªD

Unknown disse...

Daniel Marques e Jânio Souza
5D

hermes dues mercúrio romano.Filho de Zeus e de Maia,nasceu na Arcádia,revelando logo extraordinária inteligência. Quando Apolo descobriu o roubo, conduziu Hermes diante de Zeus, que o obrigou a devolver os animais. Apolo, no entanto, encantou-se com o som da lira que Hermes inventara e ofereceu em troca o gado e o caduceu. Mais tarde, Hermes inventou a siringe (flauta de Pã), em troca de que Apolo lhe concedeu o dom da adivinhação. Foi famoso também por ser o único filho que Zeus tivera que não era filho de Hera que ela gostou, pois ficou impressionada pela sua inteligência.

Divindade muito antiga, Hermes era invocado, a princípio, como deus dos pastores e protetor dos rebanhos, dos cavalos e animais selvagens; mais tarde tornou-se deus dos viajantes, e em sua homenagem foram erguidas estátuas à beira das estradas (hermas).Posteriormente,hermes tornou-se deus do comércioe e até ladrões;para proteger compradores e vededore inventou a balança.Hermes era quem guiava as almas dos heróis ou pessoas importantes até o rio Estige, lugar que ligava o reino dos vivos com o reino dos mortos. Também considerado deus da eloqüência e patrono dos esportistas, é representado como um jovem de belo rosto, normalmente nu, vestido com túnica curta.

Anônimo disse...

hadriellen e érika
5ªd atenas despertou a cobiça de muitas idades gregas e alguns dos miores nome do mundo viveram nesta região repleta de escristores, pensadorese escultores atenas destacou-se muito pela preocupaçãocom o desevolvimento artistico e cultura do seu povo desenvolvendo uma civilização do seu brilho intelectual.

Anônimo disse...

Poseidon era conhecido como deus dos mares e tambem dos terremotos e dos cavalos. Poseidon se apaixonou por Halia e teve filhos e uma filha com o nome de rodo da ilha de rudes.E Poseidon teve uma batalha contra Atenas ele atirou uma lança no chao para criar a fonte de acropole e Atena superou criando a oliveira. E Poseidon ficou conhecido como deus dos mares.

Leonan Lima C. 5ªd

Anônimo disse...

Nasceu quando Urano (pai dos titãs) foi castrado por seu filho Cronos,jogou bagos de Urano no mar e isso começou a fever e a espumar isso foi a fecundação que acontecu de Tálassa deusa primordial do mar.Ergueu-se afrodite e o mar carregou para o Chipre.assim por diante Afrodite é de uma geração de deuses olímpicos Dione é mãe de Afrodite com Zeus, sendo Dione, filha de Urano e Tálassa.
ápos de destronar Cronos Zeus ficou com raiva pois grande era a seducão de Afrodite e que todos os deuses brigavam por ela porem ela os despresavam.Como vingança e punição, Zeus fê-la casar-se com Hefesto.Hefesto criou varias joias para Afrodite que cobriam seu corpo Afrodite tinha um cinto mágico.

Laura e Mary 5ªD

Anônimo disse...

joseneida
5D
CRONOS NAQUELE MOMENTO ERA QUEM INPERAVA NAQUELE MOMENTO,MAS UM SERTO DIA ZEUS NASCEU ,E ELE FOI ESCONDER ZEUS EM UMA CAVERNA,E ASSIN ZEUS ERA MUITO IMPORTANTE,E ASSIN ELA FICOU UM GOVERNAMTE E UM DEUS ..

Anônimo disse...

Deusa Afrodite
Afrodite chegou a grecia vinda do chipre e ,antes disso,desde a mesopotamia. era portanto, uma deusa muito antiga ,tao antiga como o tempo.
Afrodite rege o ceu ,a terra,as

ondas e todas as criaturas vivas.
mayara e debora 5d

Anônimo disse...

Apolo filho de Zeus.
Apolo foi identificado como o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da música, da poesia e das artes.
Era chamado pelos gregos de Ἀπόλλων (Apóllōn) ou Ἀπέλλων (Apellōn).

Kevin Penha Ferreira
Silvio Alberto
5ªB

Anônimo disse...

Afrodite nasceu dos orgos sexisuais do pai de crono.
O foi chogado no mar e começol a espuma e da espuma nasceu a afrodite.O segredo de afrodite e um sinturao magico que sedus as pessoas.
Afrodite e deuza do amor,dapaixao sexisual e ela e a deuza grega da beleza.

thiago ribeiro freitas emerick santo junior.
carlos cesar arruda dos santos
quinta serie b

Anônimo disse...

Conhecido como supremo deus do mar e dos terremoto primeiro filho de Cronos e Reia era irmão mais velho de zeus conhecido pelos romanos como netuno seus irmao e seus irmaos sao Hades e seu palacio ficava no fundo do mar Egeu e sua arma era o tridente com que fazia terremotos .

allison kelvis e joao vitor

Anônimo disse...

Atena deusa da guerra e sabedoria e das artes, tanben conhecida como minerva pelos romanos.Atena era uma deusa virgem.Atena quando nasce a filha consumada do pai(zeus).Adeusa não conheseu a sua mãe(métis).


Kelton ricardo gomes santin
Lucas americo silva soares

Anônimo disse...

zeus era o pai de todos os deuses da olimpo , e com o movimento de sua cabeça agitava o universo ele era filho da REIA e de SATURNO e devorava a descendencia que nascia ja VESTA ,era sua filha mais velha ,SERES ,PLUTAO e NETUNO tinha sido devorados querendo os seus filhos.

JARDEL DE SOUZA ROCHA
HENRIQUE VILARIM 5B

Anônimo disse...

ele foi deus dos deus, Na mitologia grega Zeus era deus
do céu e da Terra, senhor do Olimpo, deus supremo. Conhecido pelo nome romano de Júpiter.
Filho mais novo dos titãs Cronos e Réia. Seus irmãos eram: Posídon, Hades, Deméter, Héstia e Hera. Era casado com Hera, e pai de diversos deuses, como Atena, Artemis,Apolo e Afrodite.

Zeus sempre foi considerado um deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os jogos olímpicos eram realizados em sua honra.

julio c.f.garçon
willian bôni s.d.santos

Anônimo disse...

vzeus eo rei dos deuses represetado pela aguia pelo raio seus irmão poseindon e plutão e filho de saturno e de reia o seus inimigos são titas e seus principal filho e hercules
iego mateus de sa 5b felipe meireles dos santos

Anônimo disse...

Apolo ,filho de Zeus e Leto ele é conhecido como o deus da POESIA,DO CANTO,DA MEDICINA,DA PROFECIA,DO PASTOREIRO,DA LUZ E DA JUVENTUDE.
Ele também foi conhecido como hélios deus do sol e também da luz e da verdade da profécia e mais tarde foi conhecido como um signo da divindade solar.
Ele apresenta a harmonia a moderação e razão.


ALUNO:RODRIGO OMIDO GOMES 26
ALUNO:JOÃO GUILHERME C.P. 16

5ª b

Anônimo disse...

Atenas era a Deusa da tecelãs Era protetora das cidades das cidades,das forças forças militares..atena foi acreitada pelos gresgos ao dar a humanidade rédeas para amansar cavalos.A deusa atenas foi retratada com uma coruja ave associada a sabedoria e de olhos proeminentes duas de suas caractrísticas.Quando atena foi retratada com um individuo, esse sempre era do sexo masculino.

Anônimo disse...

Atenas era a Deusa da tecelãs Era protetora das cidades das cidades,das forças forças militares..atena foi acreitada pelos gresgos ao dar a humanidade rédeas para amansar cavalos.A deusa atenas foi retratada com uma coruja ave associada a sabedoria e de olhos proeminentes duas de suas caractrísticas.Quando atena foi retratada com um individuo, esse sempre era do sexo masculino.

Nome: Luanne e Wladilane
Nº: 22 e 35 serie: 5ª B

Anônimo disse...

afrodite e uma Deusa do amor . filha de zeus e dione e comssiderada deusa protetora das prostitutas em Atenas Grecia antiga e Esparta.Uma DEusa do mar estrela que ilumina senpre de manhan com muita sensualidade feminina

cledson e ellton 5ªb

Anônimo disse...

ATENA, DEUSA DA GUERRA, DA SABEDORIA E DAS ARTES

Atena era a Deusa grega da sabedoria e das artes conhecida como Minerva pelos romanos. Atena era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato. Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima Atenas. Única Deusa retrata usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão.

viviane de abreu silva n°33
darcy do prado n°6
5°B

Anônimo disse...

afrodite e uma deusa grega da beleza, da paixão e do amor,que se originou na espuma de um mar.

nome: Samara e Karen

Anônimo disse...

Mercúrio era filho de Júpiter e de Maia, filha de Atlas os deuses chamavam o de hermes significa interprete ou mensageiro dos deuses

historia ctpm:fabricio 5B

Anônimo disse...

Hefesto ou Hefaísto (em grego: Ήφαιστος), era um deus da mitologia grega, filho de Hera e Zeus, conhecido como Vulcano na mitologia romana. Era a divindade do fogo, dos metais e da metalurgia, conhecido como o ferreiro divino. Hefesto foi responsável, entre outras obras, pela égide, escudo usado por Zeus em sua batalha contra os titãs. Construiu para si um magnífico e brilhante palácio de bronze, equipado com muitos servos mecânicos. De suas forjas saiu Pandora, primeira mulher mortal.

Casou-se com Afrodite (Vênus em Roma), porém ela lhe foi infiel, tendo vários amantes dentre eles deuses e mortais. O seu principal rival era Ares (chamado de Marte em Roma), deus da guerra. Outra versão do mito conta que Afrodite o amava realmente, e suas traições refletiam as outras faces do amor (i.e. ela lhe queria causar ciúmes, ou tinha desejos passageiros), e uma terceira ainda fala que ele divorciou-se de Afrodite e casou-se com as Cárites (ou a Cárite). Atenas, cidade que dava valor ao artesanato, estimava-o.

Anônimo disse...

Depois que os Titãs foram derrotados por Zeus, na divisão do mundo coube-lhe a senhoria do mar e de todas as divindades marinhas. Tinha um palácio nas profundezas do mar, onde morava com sua esposa Anfiritre e seu filho Tritão. Sua arma era o tridente, com o qual levantava as ondas fragorosas, que engoliam as naus, e fazia estremecer o solo ou desperdiçar os recifes. Odiava Ulisses, por ele ter cegado o Ciclope Polifemo, seu filho. Foi inimigo de Tróia, depois que seu rei Laomendonte lhe negou a compensação pela construção das muralhas da cidade, ocasião em que mandou um monstro marinho para devorar Hesíon, filha do rei, que Héracles matou. Teve com Zeus, numerosos amores, todavia enquanto os filhos de Zeus eram heróis benfeitores, os de Poseidon eram geralmente gigantes malfazejos e violentos.

Anônimo disse...

Atena:

Era a Deusa grega da sabedoria e das artes conhecida como Minerva pelos romanos. Atena era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato. Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima Atenas. Única Deusa retrata usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão.

Anônimo disse...

Na mitologia grega, Afrodite era a deusa do amor, da beleza corporal e do sexo. Para os gregos, ela tinha uma forte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas. Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga. Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto.

aluna:nathalia catarina cardoso dos santos serie:5ªA nº:33

Anônimo disse...

Apolo, filho de Zeus e Leto, e irmão gémeo de Ártemis, deusa da caça, era um dos mais importantes e multifacetados deuses do Olimpo. Nas mitologias grega, romana e etrusca, Apolo foi identificado como o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da música, da poesia e das artes.

A partir do século III também foi identificado com Hélios, deus do sol, pois era antes o deus da luz, e por paralelismo a sua irmã foi identificada com Diana, a deusa da lua. Mais tarde ainda, foi conhecido principalmente como uma divindade solar.

Sendo o patrono do Oráculo de Delfos, era o deus dos adivinhos e profetas. Sua ligação com a Medicina se fazia pelo seu poder de atrair pragas e a morte súbita, e também através de seu filho Asclépios. Possuindo no mito um rebanho de gado, era o deus dos pastores e defensor dos rebanhos e manadas. Protegia os colonos em terras estrangeiras, liderava as Musas e era o diretor de seu coro. Recebendo de Hermes a lira, firmou sua posição como o deus da Música, e era homenageado com uma forma especial de hino, o peã. Finalmente, Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta. Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição.

Apolo representa a harmonia, a moderação, a ordem e a razão, em contraste complementar a Dionísio, o deus do êxtase e da desordem.

Anônimo disse...

Atena era a Deusa grega da sabedoria e das artes conhecida como Minerva pelos romanos. Atena era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato. Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima Atenas. Única Deusa retrata usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão.

gabriela e debora 5ªa

Anônimo disse...

Atenas era a deusa da sabedoria que a mitologia grega conta inumeras historias de deuses.

hingride e lysye 5ª a

Anônimo disse...

dentro da mitologia grega e o dus mais importante.Os gregos criam que seus deuses estavam separadas em diversos em grupsos .Os mais poderosos eram os deuses do Olinpo que se dividiam em varios classes .A classe superior eraformada por Zeus ,o governantes de todos os deuses .
segundo a mitologia ,ele teria nacido da nacido da Unaiao de Reia e cronos .seu pai cronos deus(do tempo)
italo renan 5 a

Anônimo disse...

Na mitologia grega Zeus era deus do céu e da Terra, senhor do Olimpo, deus supremo. Conhecido pelo nome romano de Júpiter.

Filho mais novo dos titãs Cronos e Réia. Seus irmãos eram: Posídon, Hades, Deméter, Héstia e Hera. Era casado com Hera, e pai de diversos deuses, como Atena, Artemis,Apolo e Afrodite.

Zeus sempre foi considerado um deus do tempo, com raios, trovões, chuvas e tempestades atribuídas a ele. Mais tarde, ele foi associado à justiça e à lei. Havia muitas estátuas erguidas em honra de Zeus, a mais magnífica era a sua estátua em Olímpia, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Originalmente, os jogos olímpicos eram realizados em sua honra.

Durante muito tempo quem governou a Terra foi Urano (o Céu). Até que foi destronado por Cronos, seu pai. Então Urano profetizou que Cronos também seria destronado por um de seus filhos.

Cronos era casado com Réia, e quando seus filhos nasciam ele os devorava. Assim aconteceu com Hera, Hades, Posídon, Héstia e Demeter. Quando nasceu o sexto filho, Réia decidiu salvá-lo, com a ajuda de Gaia (a Terra) que desgostava Cronos porque ele aprisionou os Hecatônquiros no Tártaro, temendo seu poder, esses gigantes possuíam cem braços e cinquenta cabeças.

Gaia leva Réia para parir secretamente esse filho na Caverna de Dicte (em outras versões foi no Monte Ida) em Creta. Lá Reia dá seu filho que se chama Zeus (tesouro que reluz) aos cuidados de Gaia e das Ninfas da Floresta (em outras versões Zeus fica com os centauros), Zeus cresceu alimentado pela cabra Amalteia. Quando ela morreu, ele usou a sua pele para fazer um escudo conhecido por Égide. Logo Réia retorna ao Palácio de Cronos, local onde Reia e seu esposo viviam e enrola em panos uma pedra e começa a fingir um parto, depois dá ao seu marido esse embrulho e ele o engole achando ser o sexto filho. Em outras versões Réia dá um potro a Cronos.


Uma reconstrução da Estátua de Zeus, de Fídias, num desenho de Maarten van HeemskerckQuando chegou à idade adulta enfrentou o pai. Zeus disfarçou-se de viajante, dando-lhe a Cronos uma bebida que o fez vomitar todos os filhos que tinha devorado, agora adultos. Após libertar os irmãos, iniciou a guerra Titanomaquia. Cronos procurou seus irmãos para enfrentar os rebeldes, que reuniram-se no Olimpo. A guerra duraria 100 até que seguindo um conselho de Gaia, Zeus liberta os Hecatônquiros, então os deuses olímpicos venceram e aprisionaram os titãs no Tártaro, em outras versões os aprisionaram embaixo de montanhas. Então partilhou-se o universo, Zeus ficou com o céu e a Terra, Posídon ficou com os oceanos e Hades ficou com o mundo dos mortos

Jéssica Almeida nº20 ' 5ªA disse...

Atena era a Deusa grega da sabedoria e das artes conhecida como Minerva pelos romanos. Atena era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato. Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima Atenas. Única Deusa retrata usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão.

Jéssica Almeida nº20 ' 5ªA disse...

Atena era a Deusa grega da sabedoria e das artes conhecida como Minerva pelos romanos. Atena era uma Deusa virgem, dedicada a castidade e celibato. Era majestosa e uma linda Deusa guerreira, protetora de seus heróis escolhidos e de sua cidade homônima Atenas. Única Deusa retrata usando couraça, com pala de seu capacete voltada para trás para deixar a vista sua beleza, um escudo no braço e uma lança na mão.

Anônimo disse...

A cativante Afrodite foi a deusa do amor, do sexo, da regeneração e da beleza corporal. Dizem que ela nasceu na ilha de Chipre e que a sua beleza inspirou artistas de todas as épocas: a Vênus de Milos é a Afrodite do século II a .C. da ilha grega de Melos. Afrodite possuía uma conexão com o prazer sexual e foi a padroeira das prostitutas. Estar casada com o Deus do fogo Hefesto não a impediu de ter amantes, ambos mortais e imortais. Ela teve casos com Adônis e Anquises, de quem teve um filho, o grande herói Enéias. O Deus Eros era seu filho com Ares, e Hermafrodito era filho de Hermes. Os dois se uniram num só corpo para dar vida a ninfa Salmacis, o que resultou na criação do termo ‘hermafrodita’.

ISABELE BEATRIZ Nº 17, 5ª "A"

Anônimo disse...

depoi de adulto ,enfrentou seu pai e o forçou a vomitar todos seus irmaos que continuavam vivos.Em sequida ele aprisionou cronos sob a terra.daquele momento em diante,zeus se tornol o grande deus de todos os deuses e foi morar no monte Olinpico.Ele se casou com sua irma hera,mas teve varios amores com outras deusas e com mortais,teve varios filhos


Tiago henrique

turma:A

serie:5

Anônimo disse...

Aluno:Alexandre Leal de Medeiros
Martins Moura/5ªC

Segundo o mito, Ares o deus da guerra, filho de Zeus e Hera, descia do Olimpo em seu carro de fogo.
Os romanos o clamavam como Marte. Encarna o espírito da batalha expressando-se através da força bruta. Vivia em Trácia, um país povoado de cavalos selvagens e guerreiros. As amazonas, habitantes também de Trácia eram tidas como descendentes de Ares.
Este deus impetuoso e audaz não valoriza a ideologia. Lutava indiscriminadamente vencendo os obstáculos a qualquer preço. Não tem o senso de justiça aperfeiçoado. Estimula uma ação física imediata aos ímpetos emocionais. Vivia intensamente o momento.
Certamente um virtuoso guerreiro, armado da cabeça aos pés. Ares foi pouco cultuado na Grécia. Tinha poucos templos, sendo um deles na cidade de Esparta

Anônimo disse...

Bruno 5ª

Atenas (em grego Αθήνα, transl. Athína) é a capital da Grécia e também a capital da Ática. Além de ser uma cidade moderna, Atenas também é famosa por ter sido poderosa Cidade-Estado e um centro de cultura muito importante nos tempos antigos.

Em grego antigo, Atenas era chamada Αθήναι (Athénai), em homenagem à deusa grega Atena. No século XIX, este nome foi retomado formalmente como nome da cidade, mas desde o abandono oficial do grego katharévussa, em 1976, a forma popular Αθήνα tornou-se o nome oficial da cidade.

s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

poseidon era conhecido como Deus dos mares e dos terremotos .teve uma batalha contra Atenas ele atirou uma lança no chao para criar a fonte de acropole e Atena superou criando a oliveira.ele teve dois filha chamada de rodo da ilha de rudes

Anônimo disse...

Matheus Pereira - 5ª A
HEFESTO - DEUS DO FOGO

É o deus do fogo, protetor de todas as atividades relacionadas à fundição de metal.
Nasceu manco e feio e, por isso, foi atirado aos mares por Hera, sua mãe.
Já crescido, ele se vingou dela, enviando-lhe de presente um trono de ouro.
Quando Hera se sentou, correntes a prenderam habilmente e ninguém conseguia quebrá-las.
Hefesto só se apiedou da mãe, muito tempo depois, convencido por Dioniso (Baco).
Era Hefesto quem construía as armaduras, cedros e espadas de Zeus; o ferreiro do Olimpo.
Também era o responsável pela produção dos raios.
Apesar de feio e manco, tinha aparência robusta e se casou com a mais bela das deusas, Afrodite.
Entre os romanos, havia uma lenda que contava que a oficina de Hefesto ficava logo acima do vulcão Etna.

Anônimo disse...

Alunas: Jackeliny stephany Nº 17, Janaina Carla Nº 18 Serie 5ª D

Afrodite deusa do amor.

A Deusa grega da beleza, da paixão sexual, do amor, da fecundidade e do casamento. Afrodite nasceu da espuma que se formou na água. O segredo de Afrodite era um cinturão mágico com grande poder de sedução.

Anônimo disse...

poseidon deus do mar

Na mitologia grega, Posídon (em grego antigo Ποσειδῶν, transl. Poseidōn), também conhecido como Poseidon ou Possêidon, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Neptuno (português europeu) ou Netuno (português brasileiro) e pelos etruscos por Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terremotos e dos cavalos. Os símbolos associados a Posídon com mais freqüência eram o tridente e o golfinho.


[editar] Mito
Como primeiro filho de Cronos e Réia era um dos principais deuses do Olimpo e, de acordo com certas tradições, é irmão mais velho de Zeus. Primordialmente Zeus terá obrigado seu pai Cronos a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que este sistematicamente engolia, e entre os salvos está Posídon, explicando assim Zeus como o irmão mais novo.

Posídon fora criado entre os Telquines, os demónios de Rodes. Quando atinge a maturidade, ter-se-á apaixonado por Hália, uma das irmãs dos Telquines, e desse romance nascem seis filhos e uma filha, de nome Rodo, daí o nome da ilha de Rodes.

Em uma famosa disputa entre Posídon e Atena para decidir qual dos dois seria o padroeiro de Atenas, ele atirou uma lança ao chão para criar a fonte da Acrópole. Entretanto, Atena conseguiu superá-lo criando a oliveira.

Na Ilíada, Posídon aparece-nos como o deus supremo dos mares, comandando não apenas as ondas, correntes e marés, mas também as tempestades marinhas e costeiras, provocando nascentes e desmoronamentos costeiros com o seu tridente. Embora seu poder pareça ter se estendido às nascentes e lagos, os rios, por sua vez, têm as suas próprias deidades, não obstante o facto de que Posídon fosse dono da magnífica ilha de Atlântida.

Geralmente, Posídon usava a água e os terremotos para exercer vingança, mas também podia apresentar um caráter cooperativo. Ele auxiliou bastante os gregos na Guerra de Tróia, mas levou anos se vingando de Odisseu, que havia ferido a cria de um de seus ciclopes.

Anônimo disse...

QUEapolo foi o deus da poesia,do canto ,da medicia,da profecia,do pastoreio da luz e da juventude.
aluna:LYSYE LYDYANNY
QUINTA SÉRIE A
NÚMERO 26

Unknown disse...

wandressa 5ª
Apolo, o Sol, o mais belo dos poderes celestes, o vencedor das trevas e das forças maléficas, tem sido representado pela arte sob vários aspectos. Nos tempos primitivos, um pilar cônico, colocado nas grandes estradas, bastava para lembrar o poder tutelar do deus. Quando nele se pendem as armas, é o deus vingador que premia e castiga; quando nele se pendura uma cítara, torna-se o deus cujos harmoniosos acordes devolvem a calma à alma agitada.

Unknown disse...

Na mitologia grega, Afrodite era a deusa do amor, da beleza corporal e do sexo. Para os gregos, ela tinha uma forte influência no desenvolvimento e prazer sexual das pessoas. Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na Grécia Antiga. Foi cultuada nas cidades de Esparta, Atenas e Corinto.

Anônimo disse...

afrodite era a deusa do amor.para os gregos ela tinha uma forte influência e prazer sexual das pessoas.Era considerada também a deusa protetora das prostitutas na grécia antiga.ela foi cultuada nas cidades de :Esparta,Atenas e Corintos.De acordo com a mitologia ela nasceu na ilha de Chipre.Ela era filha de Zeus e Dione,porem casou-se com Hefesto.Com suas .vontades e desejos Afrodite tinha varios amantes,porem já chegou a ter um filho com deu amnte Anquises.
aluna:ikare pamela
série:5ªa