quarta-feira, 8 de julho de 2009

SOLUÇÃO DE ATIVIDADES - 2ª SÉRIE

ATIVIDADE COMPLEMENTAR
SOLUÇÃO:
QUESTAO 01
Apesar do Artigo 179 defender a idéia de que “A lei era igual para todos”, existia um poder moderador que garantia amplos poderes para o Imperador. Além disso, o voto era censitário, ou seja, só podia votar quem tivesse um alto nível de renda.
QUESTAO 02
A charge quer mostrar que, na guerra contra o Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai contaram com o apoio da Inglaterra, que tinha interesses econômica na região platina.
QUESTAO 03
A convivência dos militares brasileiros com seus vizinhos republicanos, durante a Guerra do Paraguai, levou-os a ter consciência da importância do Exército e da necessidade da implantação da República que lhes facultasse participar do poder político. Além disso, apesar da vitória, a economia do Brasil ficou abalada em função da dívida contraída com a Inglaterra.
QUESTAO 04
Durante o Segundo Reinado, o café representou o principal produto de exportação.
QUESTAO 05
O avanço da área de plantio para o Oeste Paulista onde as técnicas de plantio e colheita eram mais modernas o que contribuiu para o aumento da produção e exportação. Outro fator que contribuiu para esse aumento foi a introdução do trabalho assalariado (proporcional à produção) e a construção de ferrovias para escoar a produção.
QUESTAO 06
Assinatura tratados de 1810 entre Brasil e Inglaterra.
QUESTAO 07
Os Tratados de 1810 garantiam que sobre os produtos importados da Inglaterra incidiria uma taxa alfandegária de 15%. Se o produto fosse importado de outro país 24% e se fosse de Portugal 16%. Ou seja, esse tratado provocou uma invasão de produtos ingleses no Brasil, sobretudo no Rio de Janeiro.
QUESTAO 08
A charge faz referencia à aliança formada pelo Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai, na Guerra do Paraguai. Foi um conflito com forças militares desbalanceadas, já que os três países eram muito superiores militarmente e ainda contavam com o apoio da Inglaterra.
QUESTAO 09
O Paraguai perdeu passou por muitas transformações.. Sua pequena indústria e a estrutura agrária são destruídos. A estruturação populacional é alterada, uma vez que a população Paraguai é reduzida a um quarto.
QUESTAO 10
Comparação se baseia no fato dos partidos PT e PSDB, ao chegarem respectivamente no poder, terem políticas semelhantes, apesar de serem adversários. A semelhança dos partidos atuais está na trajetória política, defendendo os mesmos ideais tais como uma visão negativa da república, a denúncia ao Estado Patrimonial e o populismo.
QUESTAO 11
O Partido Conservador e o Partido Liberal são, tradicionalmente, considerados “farinha do mesmo saco”, apesar de serem partidos opostos, eles representaram a mesma elite agrária escravista e defendiam quase os mesmos interesses junto ao governo
QUESTAO 12
O quadrinho apresenta uma visão bastante conservadora da Balaiada. O movimento é visto como violento e repulsivo. Os traços do desenho são propositalmente grosseiros para poder criar uma imagem ruim da ação dos revoltosos. É uma forma de desprestigiar a ação popular contra os mandos da elite.

QUESTAO 13
Ele foi o maior empresário brasileiro no século XIX. Possuía negócios variados e tinha um posicionamento marcadamente liberal.
QUESTAO 14
Os fragmentos fazem referência ao Poder Moderador, que atribuía amplos poderes para o imperador, como o de controlar outros poderes.
QUESTAO 15
O texto mostra a forte influência da cultura européia na educação, que ia desde o uso de brinquedos europeus até a educação com professores particulares, os preceptores que tinham, em geral, origem européia, assegurando-lhes uma formação moral, pedagógica e cultural nos padrões do velho continente.
QUESTAO 16
Diferentemente dos ricos que possuíam brinquedos e eram educados, os pobres sofriam privações de todo tipo e cresciam analfabetos. Os filhos de escravos trabalhavam desde crianças e sofriam com os castigos disciplinares.
QUESTAO 17
Trata-se da Cabanagem. Dela participou uma multidão de pessoas muito pobres, submetidas à exploração dos poderosos da região. Os cabanos queriam sair da situação de miséria em que viviam. Para isso, tinham que lutar contra os responsáveis pela exploração social e pelas injustiças.
QUESTAO 18
As cantigas retratam o Golpe da Maioridade que não foi apenas uma campanha restrita aos círculos políticos convencio¬nais. Ela ganhou as ruas e empolgou a população, grande parte da qual via na figura do jovem príncipe a possibilidade de restabelecer a paz e manter a uni¬dade nacional; um exemplo disso é a primeira cantiga, claramente a favor da posse de Dom Pedro II. Entretanto nem todos estavam contentes, o que fica claro na segunda cantiga.
QUESTAO 19
A tabela mostra uma composição de forças com vantagem para a aliança Brasil e Argentina, que juntas possuíam 52 mil soldados. Em termos proporcionais, o número de soldados do Paraguai supera os seus opositores, pois de uma população entre 800 mil e 1 milhão, ele possuía 40 mil, já seus opositores somam entre 7 e 10 milhões de habitantes com 52 mil soldados. Conclui-se que o governo paraguaio mobilizou uma porcentagem maior da população na guerra.
QUESTAO 20
É a Revolta dos Malês em Salvador. Consistiu uma revolta de caráter racial, de escravos africanos das etnias hauça e nagô, de religião islâmica, organizada em torno de propostas radicais para a libertação dos demais escravos africanos. Os malês propunham o fim do catolicismo - religião que lhes era imposta -, o assassinato e confisco dos bens de todos os brancos e mulatos e a implantação de uma monarquia islâmica, com a escravidão dos não muçulmanos. Foi rápida e duramente reprimida pelos poderes constituídos.

QUESTAO 21
A ação revolucionária foi motivada pela dissolução da assembléia nacional constituinte em 1923. A revolta seria um libelo contra o arbítrio de Dom Pedro I.

OS CAMINHOS DA POLÍTICA IMPERIAL BRASILEIRA
QUESTÃO 1
 a) As jóias.
 b) A nudez e o cocar de penas.
 c) O papagaio
 d) A moça que representa a América tem feições e cor de pele européias.
QUESTÃO 2
 a) Revolução Liberal do Porto (1820) e a Independência do Brasil (1822)
 b) A teoria francesa que se relaciona com as revoluções é o Iluminismo.
 c) Porque haveria um retorno do monopólio colonial e então teriam que vender o açúcar e o café exclusivamente para os comerciantes portugueses, a preços mais baixos.
QUESTÃO 3
 a) O crescimento é acelerado a partir de 1808.
 b) A chegada da Corte portuguesa ao Rio de Janeiro, junto com D.João.


ATIVIDADE II – HISTÓRIA

QUESTÃO 1
 a) Desde o final do século XVIII
 b) Conjuração Mineira e Baiana, a Revolução Pernambucana de 1817.
 c)A independência nacional com soberania do povo, liberdade em todas as manifestações, igualdade de todos diante das leis, governo representativo.
 d) Após a Independência, Os liberais brasileiros queriam impedir os excessos “absolutistas” do imperador e os excessos “democráticos” dos liberais democráticos.
 e)Consideravam-se liberais antidemocratas e anti-revolucionários. Queriam conciliar a liberdade com a ordem, ou seja, queriam manter a grande propriedade e o escravismo.









2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu, fessora! Me salvei na prova bimestral por causa dessa postagem de respostas do exercício.

Guilherme Sampaio Cabral
número 21
segundo b

Luciferios disse...

(Diogo Alveres Caramuru)
-Natural do nordeste da Penisula Iberica,nas costas da Bahia conseguindo sobreviver,em meio as dificuldades,iniciou ali a primeira fixação comprovoda,o colonizador europeu,onde é o alto da Graça na cidade de Salvador da Bahia.fidalgo da casa real de D.joão3 e, virtude de varios serviços prestados em beneficio da colonia.
A versao mais conhecidas para o significado da palavra Caramuru seria´´pau que cospe fogo``.
por que quando ele chegou os indios foram atcar ele pra reprender os nativos deu um tiro para cima.
Mayra Bonfim e Tiago Rafael
7 ano´b`