quarta-feira, 8 de julho de 2009

3ª SÉRIE - SOLUÇÃO DE ATIVIDADES

SOLUÇÃO:
QUESTÃO 01
Elaboração do aluno, que deverá utilizar os termos associando-os de modo historicamente correto e bem estruturado.
QUESTÃO 02
A pecuária e o artesanato.

QUESTÃO 03
O trabalho do servo era pesado, cansativo e rotineiro.
QUESTÃO 04
Poderosa instituição na Europa medieval, a igreja católica contribuía na manutenção da desigualdade social afirmando que cada indivíduo estava predestinado a ocupar uma posição na sociedade. Para ela, uns nasceram para orar, outros para lutar e outros para trabalhar.

QUESTÃO 05
Devido à necessidade de formação e de instrução dos elementos oriundos da nova classe mercantil que se organizava naquele período.

QUESTÃO 06
Procuravam evitar a formação de monopólios; podiam proibir os forasteiros de possuir uma loja e combatiam a concorrência de outras cidades.

QUESTÃO 07
a) Libertar Jerusalém (Santo Sepulcro) das mãos dos infiéis
b) Restabeleceram o comércio da Europa com o Oriente (Ásia), ampliando ainda mais os negócios dos burgueses europeus, especialmente os italianos.

QUESTÃO 08
A)Peste Negra
B) O desenvolvimento comercial fez aumentar o deslocamento de pessoas, o contato entre várias regiões. Assim, pessoas atingidas pela Peste entravam em contato com outras pessoas e outros lugares que ainda estavam a salvo da doença.
C) - Produção  Houve uma retração na produção, já que a população se reduziu drasticamente.
- Comércio  Houve também uma retração na atividade comercial, com a redução dos mercados
consumidores.
- Preços  Os preços aumentaram, pois a produção diminuiu muito.


QUESTÃO 09
a) Muitos abandonaram os campos, tornando-se vagabundos errantes; outros foram para as cidades e outros se revoltaram contra os senhores, atacando-os.
b) Começaram a diminuir as exigências sobre os servos: substituíam a servidão por contratos individuais ou coletivos, pagando salários ou arrendando a terra e recebendo o valor do arrendamento em dinheiro.

QUESTÃO 10

FEUDALISMO - F
CAPITALISMO - C
F - As classes sociais mais importantes: senhores feudais e os servos.
C - As classes mais importantes: a burguesia e os trabalhadores assalariados.
F - Escassez de moedas. A terra representa a riqueza.
C - A economia gira em torno do mercado, tudo é comprado e vendido.
F - O feudo consome o que produz.Economia de subsistência
F - O objetivo da produção é produzir para o próprio feudo.
C - É preciso produzir o excedente.
F - A Igreja Católica possui o poder político, econômico, cultural e religioso.
C - Enfraquecimento do poder temporal da Igreja Católica.

QUESTÃO 11
a) As Cruzadas. Foram expedições militares, organizadas pela Igreja, com o objetivo de reconquistar o santo Sepulcro, em Jerusalém, do domínio muçulmano.
b) A luta entre Judeus e Palestinos. Os primeiros alegando serem filhos de Deus reivindicam para eles a Terra Santa, ocupada em parte pelos árabes palestinos.

Nenhum comentário: