terça-feira, 3 de março de 2009

2ª SÉRIE - ATIVIDADE ALFA


Os iluministas achavam que os homens tinham sido feitos para pensar e construir um mundo melhor.
Você é parte desse mundo! PENSE!!!



DEFINA ILUMINISMO. (Procure descrever seu ponto de vista, não faça cópias)



POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 07/03/2009


BOM TRABALHO!!!

101 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O iluminismo surgiu na França no séc. XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão religiosa que dominava na Europa desde a idade media. Segundo os pensadores que defendiam o iluminismo acreditavam que o homem deveria ser o centro, e buscar respostas que até então só a igreja tinha!!

Nome: Birla F.Santos
2ºserie C

driih disse...

Deu origem a idéia de liberdade política e econômica, na qual foi defendida pela burguesia valorizava a razão, o questionamento, onde buscavam uma sociedade justa para todos, questionavam a igreja católica, embora não perdesse a crença de Deus.
O iluminismo teve maior repercussão na França, onde influenciou a revolução francesa, A difusão do iluminismo acabou abrindo portas para novas interpretações da economia e do governo.

Adriane Cortez
2°C

César Castro disse...

é pode ficar tranquila,o ctrl c do meu teclado não tá funcionando...e copiar com o mouse é muito ruim!http://www.flogao.com.br/cesarcastrobus depois dá uma passadinha lá tá um sucesso!temt bm: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=10142693273537110058 esse ai...
pois é o ilumeinismo...tempo de idéias,o pessoal tava querendo se livrar dos eis que mandavam e desmandavam neles e ainda diziam que era a vontade de Deus,mas ai eles decidiram parar e pensar um pouco,afinal eles não eram burros mesmo,eles queriam liberdade política,ou seja escolher quem os "governariam" liberdade econômica no comércio,já que era controlado pelos reis,mandavam no preço se podia ser vendido ou não etc...quem era a principal interessada era a burguesia,pois antes os reis iam de acordo com o que eles queriam,mas ai eles deram uma vacilada e deixaram de fazer as vontades da burguesia,ai eles revoltados decidiram se virar contra os reis...eles eram contra:
o absolutismo
o intervencionismo do estado sobre o comércio
e anticlericaristas queriam acabar com o influência da igreja
os principais teóricos eram:
Voltaire que defendia a liberdade de expressão,Montesquieu que defendia a divisão dos poderes e Rousseau o pai da democracia moderna ;)
é acho que só...
resumindo:é como se os passageiros quisessem abrir uma nova licitação nas linhas da eucatur pra acabar com o poderio dela e abrir uma concorrência justa com outras empresas e baixar o preço e melhorar o serviço.... porém vale lembrar que a eucatur presta um ótimo serviço,com ônibus ótimos e o preço justo!

César Castro disse...

p.. esqueci meu nome... césar castro
2°B

Anônimo disse...

O Iluminismo foi um movimento filosófico que surgiu no fim do século 17 e inicio do séc:18.Surgiu na França,Holanda.Os iluministas assim denominados acreditavam que a razao era a unica forma de se chegar ao conhecimento e de se construir uma sociedade mais justa.a razao era a luz da humanidade,a luz q iluminaria os homens daí o nome Iluminismo.para eles todos homens eram iguais e por esse motivo deveriam receber o mesmo tratamento.liberdade era fundamental.todos deveriam ter liberdade de falar aquilo q pensam.

Marisa Lobo Martins 2º B

Anônimo disse...

o iluminismo deu-se origem nos meados do seculo XVII o poder estava apenas nas maos do rei que o povo considerava escolhido de Deus mais os pensadores começaram a questionar esse poder!
queria mais liberdade de escolha, um comercio mais justo,podendo ate mesmo escolher o rei!
ai eles(os iluministas) vieram com ideias q muitos paises adotaram.
Consiguindo assim firma o iluminismo!
nome:leidiana do carmo
serie:2°B

Junior Maiio disse...

o ILUMINISMO Odesenvolvimento do capitalismo em paises como a Inglaterra , França e Holanda é acompanhado pelo crescimento burguês, originado uma cultura que sucedeu o renascimento, ou seja, o iluminismo. esse penssamento teve como caracteristicas principais -- culto a razão, oriundo da obra de descartes. -a crença no conhecimento atravéz da experiencia sensorial(empirismo); -a critica ao mercantilismo e ao absolutismo de "origem divina". -preocupação na busca das leis que regem a natureza; - pregação da tolerança politica e religiosa. (maristôny maio 2ª b nºdesconhecido)

genifer disse...

Este movimento surgiu na França no séc. XVII e defendia o dominio da razao sobre a visao teocentrica ( ou seja, teoria a qual Deus é o centro do universo) desde a idade media.
Bem, o iluminsmo era a ideia de liberdade politica e economica, defendida pela burguesia.

aluna: Genifer Ziviane
2ºB

Fernando André disse...

' Bom o iluminismo como todo mundo respondeu ai e a senhora sabe surgiu no sec. XVII , os pensadores que definiram esse nome , foi por nada mais nada menos que se todo mundo é igual por existe pessoas que mandam e pessoas que obedecem ..... entao o pensamento iluminista se baseava nisso a liberdade ( politica, economica) . Ou seja valorizava a razão !!!


Fernando André 2º B

Unknown disse...

Iluminismo
Surgiu como um novo pensamento no sec. XVII que fazia oposição ao regime absolutista. Basicamente era um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França.Os filosofos e economistas que difundiam o iluminismo julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento , sendo, por isso chamdos de iluministas.
A divulgação das idéias iluministas se deu através da "Enciclopedia" , idealizada por Diderot e D´Amlembert.
Usavam fundamentalmente o racionalismo como forma de contestar o antigo regime.
O iluministas eram contra o absolutismo, buscavam um poder limitado, anti mercantilismo e anti cleranismo.
Eles acharam que já estava na hora de ocorrer mudanças em tudo, começaram a pensar diferente, a agir diferente, a questionar tudo que lhes eram imposto.
Essas coisas de Filosofos gregos!
mas , com exceção do Brasil, deu certo nos paises que adotaram o iluminismo um jeito de conseguir a independencia!

Pábio Deivide
2º b

Anônimo disse...

Foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Baseava-se em um conjunto de idéias que estabelecia oposição ao absolutismo dos reis e ao meticismo da religião, valorizando principalmente a ciência e a racionalidade. De um certo modo os Iluministas acreditavam fortemente na razão do ser, ou seja eles defendiam a idéia de que o ser humano era capaz de criar qualquer coisa através da facilidade de racionalidade.



Aluna:Elis Monique
[2ºB] ;DD

Anônimo disse...

o ilunimismo foi um acontecimento de grande escala no mundo esse nasceu na frança q defendia a razão sobre o olhar religooso...
bom era defendido também o que o homem era o centro do mundo que todas as atenções devião ser dadas ele e só mente a ele, o foi assim também que a existencia de Deus começou a ser contestada....
2ºB lilian kely

jeferson souza disse...

Iluminismo foi um movimento oposto ao absolutismo que tinha como base dar as pessoas o direito de se expressarem, mostrarem suas idéias esse movimento cultural se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII.

Nome: Jeferson Souza Silva

2°B

Unknown disse...

Movimento cultural que começou na Europa do séc. XVIII.O ponto principal deste movimento foi desenvolver uma luta da razão contra a autoridade, ou das "luzes" contra as "trevas", luta contra a tradição cultural e institucional, sobretudo, à Igreja Católica.Os iluministas surgiram com idéias contra o pensamento supersticioso associado à religião, mas também em questões políticas e morais. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo bem melhor.
"O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si".Immanuel Kant
Ou seja eles se libertaram daquilo que eles mesmos criaram para si.

Josiel Alves 2°C n°--

Ana Lima disse...

O iluminismo teve origem na França no século XVII, visava a ideia de liberdade politica e economica defendida pela burguesia. E eles acreditavam que todos eram iguais.

aluna: Ana Carla de Souza
2º B

Anônimo disse...

O iluminismo é um movimento de idéias revolucionárias que transformou a mentalidade humana, correspondia aos interesses daqueles que desejavam mais liberdade política e economica.


Nome:Fabiane Rove
2°ano B

ManuhThais disse...

Desenvolvido na Holanda, Inglaterra e França no seculo XVII, Movimento cultural.Para os pensadores todos os homens era iguais, acreditavam que a razao forma de chegar ao conhecimento e e construir uma sociedade mais justa onde todos teriam liberdade de escolha podendo assim escolher seus governantes e etc. o Iluminismo também deu origem a muitas revoluções liberais como a de Independência dos Estados Unidos. A razao era a luz da humanidade.
' Emanuelle Thaís
' Segundo Ano B

Unknown disse...

A burguesia, nos séculos XVII e XVIII, estava em ascensão em importantes países europeus, como Inglaterra e França. Acumulando poderes econômicos, os burgueses queriam também poder político e poder social. Como produto das aspirações burguesas, surgiu a ideologia do Iluminismo, caracterizada por um conjunto de idéias nos campos filosófico, político, científico e econômico. O Iluminismo valorizava a ciência e a racionalidade como forma de eliminar a ignorância dos seres humanos acerca da natureza e da vida em sociedade. Trata-se de substituir as trevas da ignorância - fruto da tradição e do misticismo religioso - pelas luzes da Razão.


Gleziane de Almeida Silva 2º B

Unknown disse...

No século XVII e XVIII, na Inglaterra, Holanda e com mais força na França houve um movimento cultural que defendia a liberdade, igualdade e fraternidade. O movimento era defendida pela burguersiaa que não aceitava o absolutismo (poder centralizado nas mãos dos reis) que ficou conhecida como e ¨era¨ das trevas. Como o Iluminismo era a posição da época se deu a origeem desse nome que nos faz lembrar de luz, novos pensamentos e idéias.

Genize Pereira
2ª ano B

Unknown disse...

Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

(MATEUS TERRA 2ªB)

Unknown disse...

Pr mim um mundo melhor seria sem ladroens e corrupcao.
E as pessoas ajundando o procimo.
1 ano A
Felipe de Sousa

CarolRamalhaes; disse...

Iluminismo foi um movimento cultural que aconteceu entre os seculos 17 e 18 . na epoca vinha ocorrendo o desenvolvimento intelectual que deu origem a ideias de liberdade politica e economia .

mªCarolina Ramalhaes Amaral
2ºB

'~ đєđєħ #9 disse...

André Luis Cabral da Silva
N°3 2° B


No meu conceito digo que iluminismo seria um grande movimento que surgiu no século XVII liderado por pensadores que eram contra o absolutismo, mercantilismo e anti cleranismo e que dava o direto de expressão, eram contra a forma de que Deus dava ao povo somente 1 representante para tomar todas as decisões ao povo, para os iluministas homens e mulheres eram iguais e tinham direito de pensar e dar sua opnião, esse movimento representa a saida do homen da sua forma de nao uso da propria razão independentemente da razão de outra, ou seja e uma evolução ou uma libertação da maneira de pensar, um movimento que se extendeu por varios paises como França,Escócia,Estados Unidos,etc...



;)

Anônimo disse...

sim.. pois com a revolução deles
estamos no mundo bem melhor do
que antigamente.
se não fosssem eles estariamos comprindo ordens do Rei...

Aluna: Thuany Rodrigues Silva
2°A

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O Iluminismo foi um movimento cultural que surgiu no seculo XII ,Os filosofos que difundiam o iluminismo julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento , sendo, por isso chamdos de iluministas eram contra o absolutismo(poder centralizado nas mãos do rei)para eles os homens eram todos iguais e tinham que ter os mesmos direitos.



Thiele m.negreiros 2ºserie A

daianemaia. ._. disse...

'Um movimento itelectual que correspondia aos interreses daqueles que desejavam mais liberdade politica e economica

daianemaia. ._. disse...

Daiane maia. 2'b'

Unknown disse...

Então..
o Iluminismo quis defender as idéias do tipo 'liberdade de expressão entre outros...eles não aceitavam as idéias da burguesia...
O iluminismo defendia a idéia de que os homens tivessem seu proprio jeito de pensar, busca suas respostas, pq antes só a igreja q tinha as respostas . então os iluministas eram propagadores da luz e do conhecimento, acho q eles não aceitavam essa ideia de que nós não tivessemos nossa propria maneira de pensar e divulgar nossas idéias.

Jéssica Leal
2° A

Unknown disse...

Iluminismo:Movimento Cultural que se desenvolveu na Inglaterra França e Holanda.
Nessa epoca o desenvolvimento intelectual que vinha ocorrendo desdo Renascimento,deu origem as ideias de liberdade politico e economica,defendida pela burguesia.

MEU CONCEITO DE ILUMINISMO:Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.


Andre Luiz De sa
2°B
Numero : ? 3 ou 4 ? ^^

Anônimo disse...

O iluminismo enfatizava a Razão, o conhecimento, o questionamento e a Ciência como formas de explicar o Universo.Foi um moivimento intelectual, que foi contra o absolutismo, defendia a liberdade de espresão,e igualdade de todos perante a lei!

Era tbm denominado o movimento das luzes(por isso o nome iluminismo ;) ) porque tinha o objetivo de e instrur e liberta o homem das forcas e autoridades que os oprimia; Ou seja o absolutismo.
-
Luciane buzaglo '2° ano A'

Thiego A. Amaral disse...

No decorrer do século XVIII, difundiu-se na França e na Inglaterra um conjunto de idéias frontalmente opostas ao absolutismo dos reis e ao misticismo religioso:o iluminismo.A principal características do movimento,que depois se espalhou por toda a Europa,era a valorização da ciência e da vida em sociedade.Para os iluministas,tratava-se de substituir as trevas da ignorância fruto da tradiçaõ e do misticismo religioso pelas luzes da Razão.
Thiego A. Amaral
2ºA

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Anna Carolina Dávila

2ºA

- BEm o que eu pudi entender do Iluminismo na aula de hoje foi que: Ele foi uma ''luz''para aquela época ele veio esclarecer ou seja veio trazer uma razão as perguntas que o povo começou a questionar ... como por exemplo: se Deus existia mesmo esse tipo de coisa. tambem naum podemos deixar de citar que a concepção de mudança de liberdade política e econômica foram uns dos fatores que ele trouxe ...O iluminismo como todos ja disseram ele buscava a razão ou seja a explicação pra tudo !

Bjus :D

Anônimo disse...

Bom, o iluminismo foi um movimento que defendia a ideia de liberdade e o dominio da razão,esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.

Ana Paula F. Viana 2ºA

Vanessa Mello ' disse...

Desde a idade média, o ilusionismo surgiu no séc.XVII, defendendo o domínio da razão sobre a visão religiosa que dominava a europa.
Para ele os homens eram iguais sendo assim tratados da mesma forma. Nessa época a liberdade era fundamental, e por isso todos falavam o que queriam o que pensavam.
Tinha o comércio justo, podendo escolher o seu próprio rei.
Resumindo o ILUSIONISMO é nada mais nada menos do que uma maneira de ser liberto .. pois eles tinha essa tal "liberdade " para fazer o que quezessem. ;D'



Vanessa Mello ' 2°C

apx disse...

-O iluminismo foi um movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocentrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independencia das colônias inglesas na América do Norte e na inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil.
Para os filósofos iluminitas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo.Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercatilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo inteferia ainda nas questões econômicas.
No Antigo Regime, a sociedade era dividida em : o clero, a nobreza, a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo.

Aline P.X. :} 2ª C

beijosemeligaprof;* Bom finaldesemana:}

Anônimo disse...

O iluminismo foi o século em que as pessoas, Coisadas(influenciadas) pelos filosofos iluministas, começaram a usar mais a razão para explicar as coisas da natureza.
As pessoas na idade media eram muuito supersticiosas e por isso era importante que elas passassem a usar mais a razão. o/

Pablo joão 2°A

Kathy disse...

Bom, o que eu sei de iluminismo é que foi uma época depois da idade média, posterior ao tempo em que a igreja dominava (ela era topz ashusuadhsuah ) e controlava todos os tipos de informações e conhecimento, pois só quem tinha acesso aos mesmos na maioria das vezes eram os monges que estudavam,com o iluminismo as pessoas se desvincularam das 'garras' da igreja e passaram a refletir sobre as idéias usando mais a racionalidade, a lógica, deixando de lado o critério religioso, a idade média por ter sido assim era conhecida como a idade das trevas e o iluminismo (de luz) como a era do esclarecimento, da expansão dos conhecimentos e ações !


Beijos :*

Katharynne Kenny 2º A :)

Bruna Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Borges disse...

O Iluminismo foi uma forma de contestar o antigo regime, se desenvolveu na Inglaterra, França e Holanda e tinha como objetivo promover mais liberdade política e econômica, idéia defendida pelos burgueses.

Bruna A. Borges
2° "B"

Anônimo disse...

O Iluminismo foi um movimento intelectual que dizia respeito aos interesses daqueles que desejavam mais liberdade política e econômica. Os iluministas defendiam, além da não-intervenção do estado da economia, a igualdade jurídica entre os homens, a liberdade religiosa e de expressão e outros direitos.

Iasmin Lima Batista
2° "B"

Unknown disse...

Bom, o que eu sei de iluminismo é que foi uma época depois da idade média, posterior ao tempo em que a igreja dominava (ela era topz ashusuadhsuah ) e controlava todos os tipos de informações e conhecimento, pois só quem tinha acesso aos mesmos na maioria das vezes eram os monges que estudavam,com o iluminismo as pessoas se desvincularam das 'garras' da igreja e passaram a refletir sobre as idéias usando mais a racionalidade, a lógica, deixando de lado o critério religioso, a idade média por ter sido assim era conhecida como a idade das trevas e o iluminismo (de luz) como a era do esclarecimento, da expansão dos conhecimentos e ações !


Beijos :*

Katharynne Kenny 2º A :)

Anônimo disse...

O Iluminismo tinha como principais características o anti-absolutismo, anti-mercantilismo, e o anti-clericalismo. Ele defendia a liberdade religiosa e de expressão, a igualdade política entre outros direitos.

Luciane B.
2° "A"

Anônimo disse...

O iluminismo foi o nome dado ao movimento cultural que iniciou na França e se desenvolvel na Inglaterra e na Holanda, no séc.XVII e esse séc. é tambem chamado de séc. das luzes. Eles eram anti-absolutismo, anti-mercantilismo e anti-clericanismo.
O iluminismo defendia a razão teocentrica e deu origens a idéias de liberdade política e econômica defendida pelos burgueses!


Nome:' Jean Pierre P. S. 2º "B"

Nanda Spaker disse...

Nos séculos XVII e XVIII surgiu um movimento cultural em alguns países da Europa (Inglaterra, Holanda e França ), Esse movimento surgiu como uma lâmpadazinha que se acendeu logo após o fim do renascimento . Foi liderado por vários pensadores , dominados iluministas , que tinham como principais idéias a liberdade política e econômica , o que privilegiava notariamente a burguesia. Fernanda Amorim 2º "B"

Renan Lucas disse...

O que entendi foi que na europa surgiu um movimento cultural, como se fosse uma consequencia ao fim do renascimento ,liderada pelos iluministas ,tinha como um objetivo a liberdade politica e economica o que dava mais valor a burguesia . Renan Lucas 2º A

Unknown disse...

O iluminismo é a ideologia, a luz que trouxe o enclarecimento, concepção de mudança, liberdade, politica, economia, entre outros, e alguns questionamentos, bom professora foi o que eu entendi :}
Rebeca Amorim 2º A

Unknown disse...

Iluminismo foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII. Deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.

Aluno: Caíque Santana Brito
Nº: 6
2º B

Paula Regina disse...

O Iluminismo serve para sintetizar,uma atitude de pensamentos e ações.O ilumismo se desenvolveu em meados dos séculos XII e XVIIII. O iliminismo em geral foi significa a saída do homem de um estado de menoridade, onde ele não consegue pensar sem que o outro o ajude...
Dai dizermos que o iluminismo foi como uma grande luz que se acendeu sobre o povo na quela época...
Para finalizar o Iluminismo foi um dos movimentos impulsionadores do capitalismo e da sociedade moderna. Foi um movimento que obteve grande dinâmica nos países protestantes e lenta porém gradual influência nos países católicos.


Paula Regina Luz de Araújo.
2ºserie B.

raissa narjara disse...

O iluminismo surgiu na França no séc. XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão religiosa que dominava na Europa desde a idade media.E eles acreditavam que todos eram iguais.

raissa narjara disse...

raissa narjara
2°C

Anônimo disse...

O Iluminismo era um movimento cultural defendido pela burquesia nos séculos XVII e XVIII e o desenvolvimento intelectual dessa época que vinha desde o Renascimento deu começo a idéias de liberdade política e econômica.

Aluna:Fiama Batista
2ºB

Anônimo disse...

O Iluminismo é uma das épocas da sociedade mais importante,pois é onde ela rompe o seu pensamento alienado e superficial e passa a pensar na sociedade como um todo.E começa a influenciar positivamente as pessoas a pensar,raciocinar,tirar conclusões do seu censo critico;De modo que passaram a pensar melhorias para a população,tanto politico,econômico,liberdade de expressão e questionar as atitudes de seus governantes.Essa progressão do intelectualismo vem ocorrendo desde o renascimento.
Alguns dos principais teóricos que se destacaram na França foram :Voltaire,Montesquiel e Rosseau.Um dos pensamentos dos iluministas daquela época era a seguinte que a econômia devia ser livre e eram contra a influência da Igreja.
Aluna:Luana CastelO
2ºB

luiz disse...

bem eu acho que o iluminismo foi importante porque trouxe para todos o conhecimento da razão e da ciência. O iluminismo tem uma importância muito grande, por ter
conscientizado toda geração do século XVIII,e tambem É por causa do Iluminismo que sabemos porque as coisas são de forma cientificamente comprovadas e explicadas, e não porque uma forca divina a fez e ponto final, como era pensado antigamente.

luiz antonio 2ªA

Anônimo disse...

Pra mim Iluminismo originou-se de luz, referindo-se à razão, que consegue tudo iluminar. Essa era a principal característica das idéias iluministas: a explicação racional para todas as questões que envolviam a sociedade. Aluna: Maína Oliveira Série: 2 "B"

Anônimo disse...

Idade da pedra lascada- Primeiro período da idade da pedra polida, onde o homem aprendeu a desenvolver seus instrumentos de trablho,eram nômades e praticavam a agricultuta de subsistência, a comunicação era a base de ruídos e pinturas rupestre e a grande descoberta dessa época foie o fogo.
\o/
idade da pedra polida- recebeu esse nome devido ao homem utilizar instrumentos feito com pedras,período marcado tbm pelo desencvolvimento da agricultura , domesticação de animais e descoberta da escrita.
\o/

dade dos metais - substituição das pedras por metais , inicio das grandes civilizações
bronze, cobre .
Aluna:Sara tereza silva medeiros
1°C \o/

Anônimo disse...

Ivina Resky 2°A

BEm na minha opinião iluminismo significa liberdade de expressão foi aí praticamente que se teve a liberdade de se falar o que achava , a questionar certos mandatos ...e como se abrisse uma luz na cabeça das pessoas.

danieli disse...

O Iluminismo se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Durante esse período, o desenvolvimento intelectual, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia. Os filósofos e economistas que difundiam essas idéias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, por isso eram chamados de iluministas.
Os pensadores iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano.A maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade... E só.. aff é muita coisa..

danieli marques
2ºB

Anônimo disse...

O Iluminismo teve origem no século XVII , não há consenso abrangente quanto à datação do início da era do Iluminismo.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor , Os pensadores iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano,Supunham poder contribuir para o progresso da humanidade e para a superação dos resíduos de tirania e superstição que creditavam ao legado da Idade Média. A maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade.



Nome: Brendo Neves
2º A

Anônimo disse...

Luminismo este movimento sugiu na França no séc.XVII os pensadores que defendia o domínio da razão,
lá tinha aquelas pessoas que mandam e outras que obedecia.O Iluminismo valorizava a ciência e a racionalidade como forma de eliminar a ignorância das pessoas e buscava respostas que até então só a igreja tinha!

Nome:Jeane araújo
2ºserie A

Unknown disse...

. Igualdade: no comércio, isto é, no ato de compra e venda, todas as eventuais desigualdades sociais entre compradores e vendedores não tinham importância. Na compra e venda, o que importava era a igualdade jurídica dos participantes do ato comercial. Por isso, os iluministas defendiam que todos deveriam ser iguais perante a lei. Ninguém teria, então, privilégios de nascença, como os da nobreza. Entretanto, a igualdade jurídica não significava igualdade econômica. No plano econômico, a maioria dos iluministas acreditava que a desigualdade correspondia à ordem natural das coisas.
DIEGO EDSON
2ºA

Mac disse...

foi um movimento cultural desenvolvidas por estudiosos, filosofos, e que eram defendidos pela buguesia, eles queriam tornar um mundo mais justo, dai, eles tinham umas idéias da luz e do conhecimento.
Foi isso que eu entendi sobre iluminismo

Mac Douglas
2º"A"

M@icon disse...

O iluminismo foi o século em que as pessoas, influenciada pelos filosofos iluministas, começaram a usar mais a razão para explicar as coisas da natureza.
As pessoas na idade media eram muuito supersticiosas e
...por isso era importante que elas passassem a usar mais a razão.
...
e isso ai professora

Nome:Maicon Monte
N:
SERIE: 2AnnnO ´´A´´

Unknown disse...

Época das luzes onde o homem valorizava o renascimento do ser pensante e racional dentro da sociedade. O nome é devido à época anterior ter ocorrido à perseguição da inquisição principalmente de dominação católica que comandava tudo, tempo das trevas. A razão estava acima de tudo, e a ciência o explicava; Eles tinham uma maneira respeitosa de pensar que aceitava diferença entre os indivíduos, se esforçavam para compreender os outros, e procuravam compreender características no processo de migração que geraria liberdade para o capitalismo. Motivando a inteligência divergente, típica das pessoas capazes de encontrar soluções múltiplas e originais que pudessem acima de tudo revolucionar a época.

Aline S.
2º 'A'

Óteemo fds .!
;*

Loorrany (: disse...

Pode-se falar mesmo em diversos micro-iluminismos, diferenciando especificidades temporais, regionais e de matiz religioso, como nos casos de Iluminismo tardio, Iluminismo escocês e Iluminismo católico.
O Iluminismo é, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social

Svetlana Lorrany M.D. 2ª C

yayá disse...

o iluminismo estava relacionado ao comércio,uma das principais atividades econômicas da burguesia.Em suas teorias ,alguns pensadores iluministas preucupavam-se com os problemas políticos,sociais e religiosos, por isso uma das a principais idéias iluministas era a explicação racional para todas as questões que envolviam a sociedade.
Acreditavam que esses elementos eram essenciais para a felicidade e equilibrio do homem

yayá disse...

ops esqueci de colocar meu nome
Iunaiá 2°A

Unknown disse...

É um movimento que os pensadores dessa época defendiam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que eles acreditavam bloquear a evolução do homem. 'professora eu espero que a senhora aceite o comentário, eu estava sem net e não pude responder ;s

Aluna;Ana Carolina
2º A

Unknown disse...

o iluminismo surgiu no seculoo XVII
na França.
o Iluminismo era um pensamento iluminista.
o pensamento iluminista elege a razão como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais.
Segundo os pensadores iluministas
acreditavam que o homemm deveria ser o centro i saber de respostas, segredos que so a igreja sabia.

nome:Laura Caroline
2ºA

Itallo Thainã disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Itallo Thainã disse...

O Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII.Nessa espóca o renascimento deu origen a idéias de liberdade polica e econômica, os penssadaores que defedian o iluminismo eram chamados de iluministas.
O iluminismo ia contra as regras do antigo regime, eles queriam que o homem tivesse a sua propia escolha.

Aluno: Itallo Thainã
Série:2ºC

http://monicactpm.blogspot.com/ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
http://monicactpm.blogspot.com/ disse...

iluminista, os homens da sociedade do antigo regime viviam nas
trevas. Para eles os iluministas, o homem é produto do meio em que vive da sociedade e da educação.Podemos dizer que o Iluminismo, foi um sistema que desenvolveu-se através
de idéias, que pretendia eliminar as trevas do período medieval definitivamente.
Tendo-se assim a associação das idéias com a luz, surgindo o Iluminismo.
O Iluminismo envolveu na sua época, séculos XVII e XVIII, o pensamento
econômico, social e político.

Aluno(a):Irlla lima
Série:2ºc

SIlva disse...

foi um movimento criado por pessoas que defendiam a liberdade de expressão,liberdade politica e econômica,pessoas com mentes digamos"esclarecidas"(dai o nome iluminista)estavam cansados do tipo de governo absolutista onde o rei mandava e ninguem podia questionar e da opressão que a igreja catolica o rei e aquele sistema todo faziam nas pessoas(que não tinham mentes tão abertas)manipulando elas,dizendo que o rei podia tudo ate matar,quem fosse contra seria condenado,entre outras coisas.. Foi ai que surgiram esses caras(Volteire,Montesquieu e companhia) que com suas ideias influenciaram varios movimentos de libertação econômica,politica e etc.. >>Gabriel de Albuquerque.. 2º C

Anônimo disse...

A era do Iluminismo teve sua origem nos meados do século XVII, Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.
Traduzindo o poder estava apenas nas maos de um unico rei que o povo escolhia mas alguns naum concordavam com isso e começaram a questionar esse tipo de governo!
Começaram a apensar q o povo deveria ter mais liberdade de escolha, uma sociedade mais justa,poder escolher o rei pela democracia! Os iluministas trouxeram um tipo de governo q paises começaram a adotar!

Ingrid_Mendes disse...

O Iluminismo foi um movimento cultural, desenvolvido na Holanda, Inglaterra e França, no século XVIII. Para os iluministas todos os homens eram iguais, para eles a razão era a forma de chegar ao conhecimento e um meio de construir uma sociedade mais justa. Para eles a Razão era a luz da humanidade.

Ingrid Mendes Silva
2°C

Anônimo disse...

O Iluminismo surgiu no séc.XVII,ele faz parte de um conceito da filosofia.O Iluminismo foi um progresso para sociedade fazendo ser ou pelo menos tentar fazer com que a sociedade seja democrática.O iluminismo é uma forma de explicação do pensamento e a ação,dizendo que nós seres humanos temos a condição de tornar o mundo melhor para todos.

nome:Tátyla Rosa.
2°C

Anônimo disse...

Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

Paula Andreza
2º 'A'

Anônimo disse...

( Europa séc.XII-XII)... Houve uma mudança significativa no antigo regime. Promoveu liberdade nos atos sejam eles; políticos: na qual dividiu-se 3 poderes 1ºLegislatico 2ºExecutivo
3ºJudiciário...3 para que nenhum deixe subir a cabeça o poder, ou seja se um tomar alguma decisão...só será lei se tiver aprovacao dos outros dois. Governos democráticos.
Sociedade:Em um geral... liberdade igualdade a todos, cada qual era livre para escolher a religião que quisece, direito de expressão, mostrar o que quer ou que não quer.
Economico:Lei da oferta e da procura, dando direito ao consumidor a comprar produtos em locais com pressos mais acessiveis e o ato de escolha.

Tudo que o Antigo Regime era foi sendo destruido pouco a pouco com a luz... ILUMINISMO.

Isabela Andressa Luz de Moura
nº??? 2ºC

Daiany Elen disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daiany Elen disse...

O iluminismo surgiu como um movimento para mudar a sociedade da época. Para eles todos eram iguais e deveriam ser tratados da mesma maneira e deveriam ter a liberdade de dizer o que realmente pensam, ou seja deveria existir igualdade de todos diante da lei.O governo era democrático baseado na soberania popular.Para os iluministas o homem é produto da sociedade e da educação em que vive.Para eles a igreja tornava a sociedade ignorante,submissa e fanática demais , por isso eles achavam que a educação deveria ser mudada,a razão e a capacidade de pensar por si próprio deveriam ficar na frente da educação.Apesar disso eles acreditavam em Deus, mais esse Deus devria agir indiretamente nos homens através das leis naturais. E o objetivo deles era a busca da felicidade, eram contra a injustiça, intolerância religiosa e os privilégios.

** Nome: Daiany Elen 2°C

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

o iluminismo é um conceito que sintetiza diversas tradições filosóficas,atitudes religiosas e correntes intalectuais.O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante livre exercício das capacidades humanas e da política-social.
Os pensadores iluministas tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico a todos os campos do mundo humano.maior parte dos iluministas associava ainda o ideal de conhecimento crítico à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade.

Thatiane Monteiro ;D
2°C

Anônimo disse...

Iluminismo-e primeiro movimento de renovação intelectual ocorrido na europa concretamente na franca no sec.xviii.Era tbm denominado o movimento das luzes visava iluminar os homens,isto e. instrui-los e liberta-los das forcas e autoridades que os oprimiam.que veio para iluminar a cabeça dos homens.

nome: jessica felipe
serie: 2 ano c

Anônimo disse...

Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.


Rafael Leite
2ºserie C

Álef_Espo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Álef_Espo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Álef_Espo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Álef_Espo disse...

Álef_Espo disse...
Álef_Espo disse...
O Iluminismo foi um movimento filosófico e literário do séc.XVIII,recebeu forte influências do pensamento renascentista, foi apoiado pela burguesia,surgiu na França desenvolveu-se na Inglaterra e Holandabom . Influenciou o mundo todo pela profunda crença no poder da razão humana e da ciência como forças propusoras do progresso da humanidade;

Defendia: Igualdade,principalmente e lógico igualdae jurídica;
Tolerância religiosa ou filosófica;
Liberdade pessoal e social;
Propriedade privada.

Combatiam o Absolutismo monáquico,mercantilismo,o poder da igrje por chocar-se com a autonomia intelectual.

A principal caracteristica das idéias iluministas: a explicação racional para todas as questões que envolviam a sociedade, concordo plenamente, mas eles não chegaram a uma conclusão:quanto mais sabemos sentimos que não sabemos de absolutamente nada,sabemos que devemos procurar explicações. A questão da vida e: O que fazer com o Tempo que nos e dado.

Sala:C
Prof:Mônica número:5
Aluno:Álef Elvis S.P. de Oliveira

Fabricio Barros disse...

O iluminismo surgiu na frança foi um movimento intelectual ligado aos valores da burguesia que ganhou força no final do antigo regime nos séculos XVII e XVIII na Inglaterra. Caracterizava-se pelo racionalismo, antimercantilismo, antiabsolutismo e o anticlericalismo.

Fabricio da Silva Barros.
2°C

Paulinhaw Andreza* disse...

Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade. Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.

ALUNA: Paula Andreza*
2º 'A'

Anônimo disse...

A meu ver o iluminismo foi um movimento de revolta ao poder absolutista dos reis. eles se cansaram de fazer tudo que convinha ao rei como preços o que era certo ou não( ee quem ia contra ou questionava algo simplesmente morria :x ). os pensadores do iluminismo defendiam a idéia da liberdade de expressão, liberdade de politica, e liberdade economica. afinal aos olhos de Deus todos eram iguais, então não deveria haver um privilegiado. por isso o nome do movimento foi iluminismo (algo relacionado a Luz) eles queria se livrar daquele governo "escuro" onde eles apenas cumpriam ordens sem saber de nada e dar inicio a um novo governo escolido pela maioria ;)

- Alessandra Costa Zanesco
2° ano C

Anônimo disse...

Revolução intelectual que se efetivou na europa, especialmente na França, no séc. XVIII. Representou o auge das transformações culturais iniciadas no séc. XIV pelo movimento renascentista. O Iluminismo procurava uma explicação através da razão (ciência) para todas as coisas, rompendo com todas as formas de pensar até então consagradas pela tradição. Rejeitava a submissão cega à autoridade e a crença na visão medieval teocêntrica.

Para os iluministas só através da razão (ciência) o homem poderia alcançar o conhecimento, a convivência harmoniosa em sociedade, a liberdade individual e a felicidade. A razão [ciência] era, portanto, o único guia da sabedoria capaz de esclarecer qualquer problema, possibilitando ao homem a compreensão e o domínio da natureza.


João Carlos " 2°C "

Anônimo disse...

Iluminismo foi o movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, no sec. XVII visava idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.Os filósofos e economistas que defendiam essas idéias julgavam-se propagadores da luz e do conhecimento, oque explica a imagem.


André de Andrade M. Lima
2°c

ADEMIR JR. .: disse...

Iluminismo foi um movimento filosófico que surgiu na França no século XVII,Deu origem a idéia de liberdade política e econômica,onde buscavam uma sociedade justa para todos, e defendiam a razão de visão teocentrica onde deus era o centro do universo..

ademir junior 2ª C
Nº 2

Anônimo disse...

O iluminismo surgiu na França, onde influenciou a revolução francesa.O movimento ideológico afetou várias camadas da sociedade. Isto de certa forma foi de proveito, pois muitos pensamentos eram fortemente influenciados pelas idéias da igreja, tanto católica como protestante.

LUIZ HENRIQUE V. SILVA
2°C

Adam disse...

Foi um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Baseava-se em um conjunto de idéias que estabelecia oposição ao absolutismo dos reis e ao meticismo da religião, valorizando principalmente a ciência e a racionalidade. De um certo modo os Iluministas acreditavam fortemente na razão do ser, ou seja eles defendiam a idéia de que o ser humano era capaz de criar qualquer coisa através da facilidade de racionalidade.


Adam José 2 ano C

Anônimo disse...

Gnt valeu mesmo.....meu trabalho foi retirado todo das suas respostas....obrigada!!!!!
bjusss

Anônimo disse...

luta de vitor belfort www.ufccombate.com.br