terça-feira, 3 de março de 2009

1ª SÉRIE - ATIVIDADE ALFA




PRÉ-HISTÓRIA
(Origem do homem - 4.000 a.C.)
É o período que vai do surgimento dos primeiros hominídeos que deram origem à espécie humana até a invenção da escrita, e é o período em que se observa o surgimento do Homem e sua evolução biológica e cultural.
Devemos observar que a invenção da escrita não ocorreu ao mesmo tempo em todo o planeta, e que os vestígios deixados pelos nossos ancestrais podem indicar pistas de sua passagem pela Terra,mesmo que eles não tenham deixado registros escritos.
A PERIODIZAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA
Baseada numa visão evolucionista do processo histórico.
· Paleolítico.
· Mesolítico.
· Neolítico.
· Idade dos Metais.
PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA
(Até Aproximadamente 10.000 a.C)
Por viver da caça e da coleta o homem era nômade de vivia coletivamente.
- regime de comunidade primitiva
- atividades econômicas: caça, pesca e coleta de frutos, raízes e ovos.
- instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra (sílex): raspadores, furadores.
- nomadismo.
- controle do fogo.
- habitação: cavernas, copa de árvores ou choças feitas de galhos.
- propriedade coletiva das terras, águas e bosques.
- pintura rupestre.
- sepultamento dos corpos.
NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA
(Aproximadamente 10.000 - 4.000 a.C)
Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário.
Teve início a transição do coletivismo para o individualismo.
Agrupados em comunidades, firmaram os rudimentos das trocas das propriedades e da urbanidade.
-Revolução Neolítica ou Agrícola
-Agricultura: cultivo de plantas.
-Pecuária: criação (domesticação) de animais.
- importância da mulher.
- aldeias.
- sedentarização.
- aumento da população.
IDADE DOS METAIS
- dissolução das comunidades neolíticas e formação de aglomerados urbanos
- cobre, bronze e ferro.
- produção de excedente.
- aumento da população.
- armas.
- aparecimento das classes sociais e da produção destinada a troca e não somente ao consumo pessoal.
- desigualdade social.
- propriedade privada.
- Estado.
- escrita.
- Civilização: sociedades baseadas no regime de servidão coletiva, de Estado absoluto (sociedades asiáticas: Egito e Mesopotâmia); e sociedades escravistas (Grécia e Roma).


COM BASE NAS INFORMAÇÃO ACIMA PRODUZA UM BREVE COMENTÁRIO QUE RELCIONE OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA.

BOM TRABALHO!


POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 07/03/2009

76 comentários:

mandioca man disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O período paleolítico foi de longe o mais difícil para o hominideo.Ele teve que aprender a partir das próprias descobertas e dos próprios erros,provido da unica arma que natureza lhe dispunha a inteligência.
Assim as coisas se tornaram mais fáceis para o homem do período neolítico, e com o domínio dos elementos da natureza o homem pode ter uma vida mais confortável e dar inicio a uma sociedade.
Com o abandono do coletivismo e a criação de um sistema de trocas tornou-se eminente o surgimento de outro período com sociedade,economia e civilidade concretas.

RAIZA SALVI

Ysvetlana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ysvetlana disse...

Periodo paleolítico, foi o periodo em que o homem era nômade e teve como base o coletivismo, e por serem nômades sua atividade economica era a coleta de frutas,caça e a pesca,suas moradias eram as entradas de carvenas,o periodo paleolítico estava caminhando a para o periodo neolítico, onde o homem torna-se sedentário, descobre que tem dominio sobre os animais e que pode cutivar plantas, é onde surge a agricultura e a pecuária, e na idade dos metais, a caracteristica marcante é a produção de ferro, cobre e bronze, e deixa de ser só para uso pessoal e passa a ser usado tambem em trocas, é nesse periodo que a divisão do trabalho acontece, tendo consequentemente a desigualdade social, e outro ponto importante, é que foi criado a escrita nesse periodo de tempo e contudo a criação do estado, e toda a sua divisão de espaço.

Anônimo disse...

O homem com o passar do tempo viveu vários tipos de períodos diferentes.
O as características período paleolítico foi que o homem vivia de caça, pesca e coleta de frutos, nesse período o homem era nômade, não tinha moradia estável. Depois de um tempo o homem começou a mudar aos poucos, começou a cultivar plantas (agricultura), criaçao de animais davam mais importançia aos familiares, e com isso viraram sedentarios, ficavam em um so lugar, pois aprederam a conseguir oque queriam sem sair de um canto para outro.

Lerí Souza e Silva
1ºC

Anônimo disse...

A Pré- História é baseada em trÊs períodos. O primeiro período é o Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, esse período é marcado pela invenção do fogo. Eles eram nômades e viviam da caça, pesca e coleta de frutas. O segundo período é o Neolítico ou Idade da Pedra Polida, esse período é marcado pelo desenvolvimento da agricultura, domesticação de animais, invenção da cerâmica e passaram a ser sedentários. o terceiro período é a Idade dos Metais, nesse período passaram a derreter os metais (dentre outras coisas) e o que marcou o fim desse período foi a invenção da escrita.
Como podemos perceber, com o decorrer dos períodos a maneira de se viver foi sendo modificada, passando a ser utilizar tecnologias mais avançadas.

Aluna: Verônica Sá *)
Série: 1° C

rodrigo viana de medeiros disse...

bom a invenção da escrita acabou surgindo das imagens que os hominídeos desenhavam nas paredes das cavernas que eram os animais que eles caçavam para se alimentar.
na idade da pedra lascada 10.000a.c como o homem era nÔmade eles se ajudavam, e oque eles faziam era isso caçar,pescar,coletar e etc.mas para que eles pudessem caçar tinham que possuir armas,com isso eles tiveram a ideia de fazer armas com as proprias pedras que eles lascavam ou ossos dos animais que eram caçados por eles.beleza eles caçavam e traziam para a adeia mas nem todos voltavam com vida ,porque os felinos ou dente de sabri o atacavam. quando chegavam no seu local de vida eles tiveram a ideia de bater uma na outra e passaram a manter o controle do fogo. tendo a ideia tambem de fazer casas com galhos de arvores ,o homem acabou desenvolvendo varias coisas com suas ideias,da casa de galho de arvores para a casa de barro,começou a cultivar a agricultura e a domesticação de animais. no entanto ele foi muito além criou o bronze,cobre,ferro e armas muito afiadas de ferro.

rodrigo bOy...
1°D...

Anônimo disse...

A pré-história foi muito importante, porque foi durante essa época que surgiu a nossa espécie.
Ela é dividida em três períodos, onde o homem foi descobrindo coisas novas para tornar melhor o seu modo de vida.
No período paleolítico o homem descobriu coisas simples como o fogo e como fabricar e manusear instrumentos de pedra lascada.Eles ainda viviam da caça, pesca e coleta de frutos.
No período neolítico o homem ja passou a viver de forma melhor pois praticava a agricultura e a pecuária.
Na idade dos metais o homens passou a dominar técnicas mais simples de fundição e com a descoberta dos metais passou a fabricar instrumentos melhores. Hove crescimento da população e desenvovimento das comunidades, então começaram a surgir as primeiras cidades.

Poliana Maziero Monge n°20
1ºB

Anônimo disse...

O período Paleolítico foi marcado pelos seres humanos nômades, eles viviam em bandos e ajudavam uns aos outros.Produziam armas, ferramentas de madeira, osso e lascas de pedra. Desse instrumento é que surgiu o nome Idade da Pedra Lascada.O primeiro grande momento do homem foi quando ele conseguiu obter o fogo.O segundo foi o Neolítico refere-se à etapa da evolução cultural do homem em que ele começou a polir a pedra.Passaram a viver em tribos, tornaram-se sedentários, pastores e agricultores.Domesticaram certas espécis de animais.A invenção da roda deu-se no período neolítico.O terceiro foi a Idade dos Metais, nesse período o homem aprende a utilizar os metais, fundido-os através do fogo.Com a mistura do cobre e do estanho, o homem conseguiu obter o bronze.Sendo um metal duro, foi utilizado na fabricação de espadas,lanças,enfeites etc.A fundição do bronze representou um grande avanço na cultura do homem.
Aluno: Clauber Muniz
Série: 1ºD

Anônimo disse...

A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita.

A pré- historia teve alguns períodos...

1 Paleolitico:Dentro deste período, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Lascada, existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas,É o período da história do homem compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.
2 Neolitico:Dentro deste período, há um milhão de anos, teria surgido o Homo erectus. De um modo geral esta designação está em desuso considerando-se o Paleolítico o primeiro período pré-histórico.
3 Idade dos metais: Idade dos Metais
Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3.500 a.C.

E depois vem a pré historia do Brasil os cientificos dizem q nós seres humanos viemos da origem do macacos mais outras religiões dizem q foi Deus q fez o homgem mais tai qual dos dois será q rah falando a verdade? Nós n podemos julgar...

1]D

Sâmella Alves

Anônimo disse...

A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita.

A pré- historia teve alguns períodos...

1 Paleolitico:Dentro deste período, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Lascada, existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas,É o período da história do homem compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.
2 Neolitico:Dentro deste período, há um milhão de anos, teria surgido o Homo erectus. De um modo geral esta designação está em desuso considerando-se o Paleolítico o primeiro período pré-histórico.
3 Idade dos metais: Idade dos Metais
Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3.500 a.C.

E depois vem a pré historia do Brasil os cientificos dizem q nós seres humanos viemos da origem do macacos mais outras religiões dizem q foi Deus q fez o homem mais tai qual dos dois será q tah falando a verdade? Nós n podemos julgar...

1]D

Sâmella Alves

Unknown disse...

Bom a pre-historia é dividida em três partes paleolitico,neolitico e idade dos metais.
Bom vou começar falando do periodo paleolitico ou idade da pedra lascada. Bom os paleoliticos viviam de caça e pesca usava instrumentos que eles mesmo faziam, tipo pedaço de pedra lascadas,ossos. Eles viviam em grupo para caçar animais grandes. Habitavam em cavernas ,copa de arvores ou cochas feitas de galhos. No final da epoca paleolitica haviam abundncia de vegetais em algumas regiões estimulouo inicio do processo de desenvolvimento agricola. O papel das mulheres em meio a estas transformações passou a ser mais amplo, na medida em que elas eram encarregadas das tarefas agrícolas (comida = sobrevivência). As grandes mudanças no final do periodo paleolitico constituem uma etapa denominada MESOLÍTICA, a qual termina com o estabelecimento da sedentarização dos principais grupos humanos, inaugurando uma nova época denominada NEOLÍTICO.
Periodo neolitico o homen se tornou-se sedentario, ou seja ,viver so em um lugar ou espaço agrupados em comunidades. A agricultura era o cultivo de plantas, e a pecuariaera a criação de animais. No periodo neolitico deu-se ao fim o predominante papel da mulher. O final do período Neolítico - chamado Idade dos Metais -caracterizou-se pela intensificação do uso dos metais, graças à descoberta e ao desenvolvimento de fundição, Multiplicação das aldeias, garantido aos habitantes segurança contra ameaças externas. Criação da escrita em torno de 4.000 a.c. Dissolução das comunidades neolíticas e de muitas de suas instituições - propriedade coletiva por exemplo - substituindo-as por formas de organização mais sofisticadas. Deixaram de viver em cavernas a passaram construir habitações (palafitas, cabanas de madeira, de barro ou tendas de couro (”cidades”). Progresso das técnicas de fundição: ação do homem na natureza toma-se mais intensa; Dominação de comunidades inferiores pelas superiores. Progresso das técnicas agrícolas: colheitas mais abundantes - aumento populacional - grupos familiares maiores (tribos). Primeiro passo para a organização do ESTADO. aparecimento das classes sociais e da produção destinada a troca e não somente ao consumo pessoal. Com isso predominou a desigualdade social.

aluno:matheus leandro rodrigues nº:19 1ªD

Unknown disse...

O período paleolítico foi bem difícil para o homen onde eram nômades ou seja deslocavam-se de lugares depois de explora-los vivendo da caça e da coleta.Suas armas de caça eram feitas de pedras,madeiras e ossos.mais tarde aperfeisoaram o controle do fogo assim vivendo em cavernas.
Já no período neolítico o homen tornou-se sedentário com a domesticação de animais e cultivo de terra dando a formações de aldeias onde o trabalho era dividido entre homens e mulheres.
No período da idade dos metais surge o cobre bronze e o ferro dando a fabricação de armas.a população aumenta e se desenvolve dando a divisão das comunidades em classes sociais e em fim a escrita.
Hendy lima
1°D

Anônimo disse...

A pré-história e marcada por três períodos o primeiro é o paleolítico ou idade da Pedra lascada ele vivia da caça,pesca e da coleta de frutas.Existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas,É o período da história do homem compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.
O outro e o neolítico ou idade da pedra polída o homem começou a viver melhor pois ele já praticava a agricultura e a pecúaria.
Na idade dos metais o homem começou a utilizar os metais fundido atravéz do fogo com a mistura do cobre e do estanho, o homem conseguiu obter o bronze.Sendo um metal duro, foi utilizado na fabricação de espadas,lanças,enfeites etc.A fundição do bronze representou um grande avanço na cultura do homem. Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3.500 a.C.

by:Rhaíssa M. Andrade
1°B

I can only imagine disse...

Período Paleolítico foi o período em que o homem era nômade e vivia a da caça, da pesca, da coleta de frutos, a ferramenta mais usada eram feitas de pedra eles viviam em entrada de cavernas o período paleolítico e conhecido pela descoberta do fogo, logo depois o homem passou a ser sedentário e vivia da agricultura e da criação de animais, e passaram a viver em grupos e a dividir o trabalho entre homens e mulheres, e logo depois eles começaram a derreter metais e inventaram a escrita.

Aluna: Thaís Apolinário Série:1ºD

Anônimo disse...

Aluna: Verônica Sá *) 1º

o terceiro período é a Idade dos Metais, nesse período passaram a derreter os metais (dentre outras coisas) e o que marcou o fim desse período foi a invenção da escrita.

COM CERTEZA MINHA FILHA, ALEM DE DERRETER METAIS, ELES TAMBEM DERRETIAM MADEIRA, PEDRA, AGUA E ETC...

"Pai eis-me aqui,fala comigo senhor " disse...

-> Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada é um período pré-histórico que corresponde desde a origem do homem até 12 a 10 mil anos atrás (Neolítico). O nome desse período é dado devido ao fato de que neste tempo o homem passou a utilizar a pedra como utensílio em suas atividades. O uso da pedra lascada representou um grande avanço para o homem, pois foi um dos primeiros passos para a diferenciação entre ele, um ser racional, e os outros animais.Esse período foi marcado por intensas glaciações. Devido ao clima frio, o homem passou a ocupar cavernas e aprendeu a dominar o fogo.

->No período chamado Neolítico, o homem aprendeu a polir a pedra. A partir daí, conseguiu produzir instrumentos mais eficientes e mais bem acabados. Em virtude da necessidade, já que a caça e a coleta tornaram-se escassas, o homem descobriu uma forma nova de obter alimentos: através da agricultura.

->A Idade dos Metais é o último período da Pré-História. Tal fase compreende os dois últimos milênios antes do surgimento da escrita, em 3.500 a.C. A Idade dos Metais é majoritariamente caracterizada pela substituição das ferramentas de pedra por aquelas de metal. O primeiro metal utilizado foi o cobre; posteriormente, através da mistura do cobre e do estanho, o homem obteve o bronze, utilizado para fazer armas mais poderosas; finalmente, passou a utilizar o ferro em 1500 a.C.O uso dos metais representou um grande avanço para o homem daquela época. As novas e mais eficientes ferramentas permitiram o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.

aluna:kátia dos santos rigotti
serie:1ºD

Unknown disse...

Periodo paleolítico,neste período o homem fabricava utensílios de pedra lascada e madeira, é um período pré-histórico correspondente ao intervalo entre a primeira utilização de ferramentas pelo o homem.
Periodo Neolitico,Durante este período surge a agricultura, e a fixação resultante do cultivo da terra e domesticação de animais para o trabalho.
Idade dos Metais,período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos. O Homem começava a dominar, ainda que de forma LENTA a técnica da fundição.

TiagoJosé 1°D

Anônimo disse...

O Período Paleolítico foi marcado pelo controle do fogo, nomadismo, instrumentos feitos de ossos, pedras para a caça e defesa de animais perigosos (além de possuir outras finalidades), pela pintura em cavernas, entre outros.

O Período Neolítico foi marcado pelo sedentarismo devido ao uso da agricultura e pecuária, pela distribuição de funções dentro da aldeia e pelo aumento da população na aldeia.

Já a Idade dos Metais foi marcado pelo uso de metais (cobre, bronze, ferro) para a fabricação de instrumentos mais eficientes, foi nessa época que surgiu os primeiros aglomerados urbanos e com isso o aparecimento das classes sociais e a desigualdade social, alem é claro do surgimento da escrita.

Natã Junior 1°D

Anônimo disse...

Bom basicamente no período paleolítico,o ser humano abrigava-se em cavernas,comia o que ele proprio caçavam,basicamente da pesca e da pecuária.Caçavam com as ''armas'' feitas por eles mesmos, e se comunicavam atrazvez das artes rupestres que faziam,E só foi no período mesolítico( o período em que o homem se desenvolveu de forma inteligente para sobreviver),que o homem deu grandes passos rumo ao desenvolvimento! um exemplo foi o dominio do fogo,em que se podiam esquentar,preparar as caças,várias outraz coisas que só facilitaram sua vida.Outro exeplo foi o desenvolvimento da agricultura e a domestiação dos animais selvagens,com esses avanços, foi possível a sedentarização, porque a habitação fixa se tornou uma necessidade. e no período neolítico,o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade,com a sedentarização,a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento as comunidades puderam fazer novos caminhos.Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia! Criando objetos de metais,ex:lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez.

Sthefanne 1ª A

Anônimo disse...

a pré história mostra principalmente a evolução humana até os dias atuais, onde os seres humanos vem evoluindo em períodos. No período paleolitico, o homem era nômade pois dependia da caça para sobreviver entao se deslocava com frequencia de local. no período neolitico deicharam de viver em bandos para tentar a vida cada um por si a popupação aumentou, e começaram a viver da agricultura e pecuária. Na idade dos metais, a população almentou mais ainda! começaram a aparecer classes sociais, inventaram a escrita e cmeçaram a produzir suas próprias armas com pedaços de pedras e galhos e foram evoluindo até chegar na civilização.



LILIAN 1º A

Anônimo disse...

O período paleolitico foi o periodo em que o homem era nômade e teve com base o coletivismo.
Com o abandono do coletivismo e a criação de um sistema de trocas tornou-se eminente o surgimento de outro período com sociedade,economia e civilidade concretas.

adrian_joyner disse...

Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante.

Thiego A. Amaral disse...

No decorrer do século XVIII,difundiu-se na França e na Inglaterra um conjunto de idéias frontalmente opostas ao absolutismo dos reis e ao misticismo religioso:o iluminismo.A principal caracter´sticas do movimento, que depois se espalhou por toda a Europa,era a valorização da ciência e da racionalidade como forma de eliminar a ignorância dos seres humanos acerca da naturaza e da vida em sociedade.Para os iluministas,tratava-se de substituir as trevas da ignorância fruto da tradição e do misticismo religioso pelas luzes da Razão.
Thiego A. Amaral
2ºA

Anônimo disse...

Nesse processo histórico foram divididos em três períodos:
-Paleolítico: viviam de modo bastante primitivo, comiam o que caçavam e viviam em cavernas.
Com o tempo descobriram o fogo, e tiveram seus próprios instrumentos feito por ossos, madeiras dentre outros, e pinturas rupestres.
-Neolítico: Ocorreu a revolução agrária e o homem tornou-se sedentário.
E com a transição do coletivismo passou para o individualismo.
se dividiram em aldeias, começaram com a criação de animais e o cultivo de plantas.
-Idade dos metais: o período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos.
Produção excedente, teve o aparecimento das classes sociais e da produção destinada a troca, obteve- se a desigualdade social, estados, propriedade privada, desenvolveram a escrita o aumento da população, cobre, bronze e ferro.



Fabiana Corrêa 1ºA

Anônimo disse...

A pré-história pode ser definida como um período anterior ao aparecimento da escrita.No período Paleolítico o homem vivia de caça,pesca e coleta de frutos.Os instrumentos eram feitos de ossos,lascas de pedra e madeira.Nesse mesmo período o homem controlava o fogo e habitava em cavernas.
No período Neolítico o homem tornou-se sedentário,a mulher passou a se tornar importante e no periodo neolítico também houve aumento da população.
Idade dos metais: Foi o período em que e iniciou a fabricação de instrumentos metálicos.O ferro era usado principalmente na fabricação de armas.

Anônimo disse...

No periodo paleolitico o homem morava em cavernas,vivia da caça,pesca e da coleta de frutos e raizes...Sua principal ferramenta era a pedra,eram nômades ,tambem tinham a arte rupestre que era quando eles desenhavam nas paredes de cavernas,e o que mais marcou esse periodo foi a descoberta do fogo.logo em seguida no periodo neolitico o homem desenvolveu a agricultura e o pastoreio e passou a ser sedentário e também passou a ultilizar a cerâmica.suas casas naum eram mais nas cavernas e sim feitas de pedras.logo em seguida no perido dos metais surgiu as cidades e o aparecimento da escrita.

Aluna: Emely kauany série:1ºD

Bruno disse...

o periodo da história que antecede a invenção da escrita e chamado de pré-historia,o mesmo é dividido em 3 periodos.
1° é o paleolitico,nesse periodo o principal acontecimento foi a descoberta do fogo,nesse periodo eles viviam da caça da pesca e de coletas de frutos e um detalhe importante eles eram nomades.
2° é o neolitico periodo bastante marcado pela descoberta eo desenvolvimento da agricutura e tambem pela domesticação de animais e passaram a ser sedentarios.
o 3° e conhecido como idade dos metais como o proprio nome diz a partir dessa epoca eles passaram a usar o metal como materia prima para fazer outros objetos,e alem disso esse periodo foi bastante marcado pela invençao da escrita.

Bruno Henrique
1°D

Anônimo disse...

A pré-história pode ser definida como um período anterior ao aparecimento da escrita.No período Paleolítico o homem vivia de caça,pesca e coleta de frutos.Os instrumentos eram feitos de ossos,lascas de pedra e madeira.Nesse mesmo período o homem controlava o fogo e habitava em cavernas.
No período Neolítico o homem tornou-se sedentário,a mulher passou a se tornar importante e no periodo neolítico também houve aumento da população.
Idade dos metais: Foi o período em que e iniciou a fabricação de instrumentos metálicos.O ferro era usado principalmente na fabricação de armas.

Paloma 1ª A

Anônimo disse...

Ao contrário do significado da expressão que nomeia o período inicial da história humana, a Pré-História não se trata de um período anterior à História. Este termo foi cunhado por historiadores do século XIX, que acreditavam ser impossível julgar o passado por documentos que não fossem escritos. No entanto, o período pré-histórico, conta com um riquíssimo aparato documental que relata as descobertas e costumes do homem. Além disso, nos traz à tona uma série de questões de interesse atual, como a que se refere à relação do homem com a natureza.

aluno:ygor
serie:1 c

Anônimo disse...

Como foi observado a pré história ela teve três periodos:
Paleolítico,neolítico,e e a última a era dos metais;esses periodos vai desde do surgimento dos primeiros primatas até a evolução da escrita .O Paleolítico a idade da pedra lascada que é de aproximadamente 10.000a.C é a era nomâde que viviam de caça e em grupos ou seja em tribos,eles viviam coletivamente,seus instrumentos eram feitos de ossos,madeira e lascas de pedra,em sua tradição mantinham a pintura rupestre sepultamento dos corpos.
O periodo neolítico
que vai de aproximadamente de 10.000 a 4.000 a.C ele já é um periodo mais avançado é onde acontece a revolução agrária e teve algumas mudanças como a imigração do coletivismo para o individualismo,a criação de animais,e vivem em aldeias essa é a idade da pedra polida.
A idade dos metais é a extinção dos neolíticos para a formação de aglomerados urbanos,como é mais avançado ele usam cobre,ferro e bronze,o aumento da população é constante nesta era,e aparecimento de classes sociais e com isso aparecem a desigualdade social ,vivem em comunidade privada ,praticam um governo de estado e praticam a escrita.

aluna:Iasmile Rabelo
1ºA

Anônimo disse...

Para a historiografia tradicional, há uma divisâo entre Pré-História e História. A Pré-História inicia-se com o surgimento do homem, estendendo-se até o aparecimento da escrita, por volta de 4000 a.C., quando se iniciaria a história propriamente dita. Essa divisão é criticada pela moderna hitoriografia e pela antropologia. No entanto, ela é útil, pois facilita a localização dos períodos no tempo. A própria Pré-História é subdividida nos seguintes períodos: - período da pedra lascada ou Paleolítico (paleo = antiga + lítico = pedra), que vai de 600.000 anos atréas até aproximadamente 10000 a.C. Nesse período, o homem primitivo utilizava-se de lascas de osso ou de pedra para matar animais ou desenterrar raízes; - período da pedra polida ou Neolítico, se estende desde os fins do Paleolítico até 4000 a.C. aproximadamente. Nesse período, o homem já elaborava mais seus instrumentos, polindo as pedras e paus para transformá-los em armas e utensílios.

mandioca man disse...

PRÉ-HISTÓRIA

É o período que vai do surgimento dos primeiros hominídeos até a invenção da escrita ela se divide em :
• Paleolítico.
• Neolítico.
• Idade dos Metais.
No período paleolítico o homem desenvolve certas habilidades como: fabricação de instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra.
Obteve o controle do fogo, habitavam em cavernas e eram nômades.
No período neolítico o homem teve a transição do coletivismo para o individualismo. Praticavam agricultura e a pecuária. Houve a distribuição do trabalho e o sedentarismo..
Na idade dos metais destacou-se a fundição de metais, o aumento da população, o aparecimento das classes sociais e do sistema de trocas.Deu inicio as desigualdades sociais e a escrita.


Ayyub Bussons 1ºB Nº05

Anônimo disse...

A pré história foi a época das discubertas onde o homem era primata e vivia da caça,coleta de frutos,eles viviam em regime de coletividade,eles viviam em cavernas,copa de arvores,não esquecendo que essa é o primeiro periodo a o periodo paleolítico,o periodo neolítico,é um tanto mais avançado que o primeiro,por eles praticarem a pecuária,o cultivo de plantas .
o ultimo periodo é a idade dos metais que já é bem mais avançado do que os outros pois eles praticam a escrita ,usam o cobre,o bronze e o ferro,o aumento da população,e já ha diferentes classes sociais,e já tem estados ao contrario dos outros periodos que vivem de aldeias.

Aluno:Thiago negreiros
1ºB

Anônimo disse...

A pré História é formada por três periodos e começa em aproximadamente 10.000 a.C primeiro com o surgimento de aldeias,instrumentos feitos por ossos,madeira e lascas de pedras,o seu regime é de comunidade privada,eles vivem da caça,coleta de frutos,eles usam como arte a pintura rupestre.
A idade da pedra polida ou o periodo Neolítico é o periodo em que eles já vivem mais avançadamente da pecuária,também do plantio,porém ainda vivem em aldeias.Mais a idade dos metais é bem mais avançada que já tem separação de classes sociais e com isso o surgimento de desigualdade social,eles vivem em estado diferentes dos outros periodos que vivem em aldeias e cavernas,a idade dos metais eles vivem em propriedade privada e população cresce constante.
Aluno:Rafael Guilherme
1ºA

Anônimo disse...

A pré História é formada por três periodos e começa em aproximadamente 10.000 a.C primeiro com o surgimento de aldeias,instrumentos feitos por ossos,madeira e lascas de pedras,o seu regime é de comunidade privada,eles vivem da caça,coleta de frutos,eles usam como arte a pintura rupestre.
A idade da pedra polida ou o periodo Neolítico é o periodo em que eles já vivem mais avançadamente da pecuária,também do plantio,porém ainda vivem em aldeias.Mais a idade dos metais é bem mais avançada que já tem separação de classes sociais e com isso o surgimento de desigualdade social,eles vivem em estado diferentes dos outros periodos que vivem em aldeias e cavernas,a idade dos metais eles vivem em propriedade privada e população cresce constante.
Aluno:Rafael Guilherme
1ºA

Anônimo disse...

A pré História é formada por três periodos e começa em aproximadamente 10.000 a.C primeiro com o surgimento de aldeias,instrumentos feitos por ossos,madeira e lascas de pedras,o seu regime é de comunidade privada,eles vivem da caça,coleta de frutos,eles usam como arte a pintura rupestre.
A idade da pedra polida ou o periodo Neolítico é o periodo em que eles já vivem mais avançadamente da pecuária,também do plantio,porém ainda vivem em aldeias.Mais a idade dos metais é bem mais avançada que já tem separação de classes sociais e com isso o surgimento de desigualdade social,eles vivem em estado diferentes dos outros periodos que vivem em aldeias e cavernas,a idade dos metais eles vivem em propriedade privada e população cresce constante.
Aluno:Rafael Guilherme
1ºA

Unknown disse...

O Nome Pré-História quer dizer antes da história,antes da escrita.A Pré-História e dividida em: Paleolítico - Foi o Período mais difícil para os hominídeos.Eles comiam restos da caça de outro animal,depois que descobriram como fazer as próprias armas com pedras e dentes de animais, eles mesmos foram caçando seu próprio alimento.Moravam em frente as cavernas,porque dentro da caverna era muito escuro e eles não sabiam o que tinha dentro dela,descobriram como fazer o fogo,faziam pinturas rupestres para descrever o seu dia-a-dia.
Neolítico - O período neolítico foram quando descobriram a agricultura e pecuária,os homens ficavam mais individualista mas precisavam muito da mulher,porque era a mulher que cozinhava e tratava dos alimentos .E essa vivência entre um homem e uma mulher traziam filhos e com isso aumentava cada vez mais a população,e o ser humano ficava cada vez mais perfeito.
A Idade dos Metais começou dês da descoberta do cobre,metal e ferro,depois disso veio a escrita,as cidades,a urbanização.

Raquel Jaeger
1ºB

Anônimo disse...

a periodização da pré-história..
na idade da pedra lascada 10.000 a.C
o homem era nômade e vivia coletivamente, as atividades econômincas eram a caça, pesca e coleta de frutos, raizes e ovos.
instrumentos tudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra: raspadores...
eles estavam aprendendo a controlar o fogo...
e ficavam em cavernas, copas de árvores.
pintura rupetre, eles faziam nas paredes cenas do cotidiano como, a caça, animais, rituais e outros...
na idade da pedra polida 10.000 - 4.000 a.C
nessa época o homem foi progredindo começaram a ter mais inteligência.
começaram a usar os animais para ajudar nos trabalhos e para o consumo
eles precisavam da mulher para ajudar na limpeza dos animais para se alimentarem e também para aumentar a população
idade dos metais começaram a descobrir coisas que poderiam valer algo em troca como cobre, bronze e ferro...
e ai a população foi aumentando e inventaram armas para a caça e com o tempo a arma foi utilizada para lutarem entre eles...
e depois foi virando cidades, estados e chegou a civilização...



Carlos 1ºB

Anônimo disse...

Quando os nossos ancestrais passaram pela terra nao deixaram se quer provas que teria habitado as terras.No tempo PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA eram nomades e viviam de coletas instrumentos feitos com ossos,madeiras ou lascas de pedras.

No perido do NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA teve a cultivacao de plantas ,a pecuaria ,a importancia da mulher,etc...

Na IDADE DOS METAIS teve producoes excedentes,aumento da populacao ,desigualdade social e a escrita.

Nem se quer sabemos se realmente nossos ancestrais existiram mas sabemos que hoje temos a especie humana.


Lais Santos 1 b

Anônimo disse...

A Pré-História é dividida em três períodos.
-Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: Os homens eram essencialmente coletores e caçadores.É o período do desenvolvimento de instrumentos de caça, feitos em madeira, osso ou lascas de pedra e o uso pela primeira vez do fogo.
-Neolítico ou Idade da Pedra Polida: revolução agrária eo homem torna-se sedentário.Nesse período surge a agricultura,a domesticação de animais e o trabalho passa a ser dividido entre homens e mulheres,e teve aumento na populção.
-Idade dos Metais: Inicia a utilização do cobre,bronze e ferro para a criação de materiais assim como armas.Surgiu a escrita,e com o aumento da população surge os estados,surge as classes sociais e a produção destinada a troca e não somente ao consumo pessoal.

Paula Roberta
1ºA

. Laís Batista :) disse...

O surgimento dos primeiros hominídeos deram origem humana até a invenção da escrita, e o período que observa o surgimento da escrita do homem e seu desenvolvimento biologico e cultural. A invenção da escrita nao se desenvolveu exatamente em todo lugar, são os desenhos que os ancestrais deixarão nas cavernas que serve como pista de que eles passarão pela terra, mesmo que eles nao tenham deixado nada em escrito. Paleolítico também conhecido como a idade da Pedra Lascada ou período da selvageria, neste período eles usam de utencilios a pedra lascada com laminas para que podessem cortar os animoais para se alimentar e até mesmo se defender, descobrirao também o fogo para aquecer comidas e assustar os animais.
Mesolítico começam a fabricar pequenos utencilios de sélex, para colher e abrir moluscos e para fazer arpões e várias outras ferramentas cortantes.
Neolítico também chamado de Idade da pedra Lascada e Pedra Polida. Durante esse período surge a agricultura e a fuxação resultante do cultivo da terra, domesticação de animais para o trabalho provoca o sedentarismo (moradia fixa em aldeias).
Surge então a idade dos metais eles descobrem que aquecendo uma barra de ferro poderiam formar o que quisessem, para cortar, caçar fazer casa e etc.

Laís Batista.
1º D

Anônimo disse...

Pré -História
No periodo paleolitico o homem era nomade, vivia da coleta de frutos,caça e pesca.A vida deles começou a mudar depois da descoberta do fogo.
No periodo neolitico o homem passa a ser sedentario e começa a viver tambem da agricultura. Constroe casas melhores e o aumento da familia.
Na idade dos metais é quando o homem descobre o cobre, bronze e ferro. Melhorando ainda mais sua vida pois com o derretimento dos metais ele fabricava armas, vazilhas para melhor preparamento dos alimentos , etc...
Aluna: Brendda Maia
série:1ºD

Anônimo disse...

A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..
Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita.
A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos. O termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.
Uma vez que não há documentos deste momento da evolução humana, seu estudo depende do trabalho de arqueólogos ou antropólogos, como por vezes de outros cientistas, que analisam restos humanos e utensílios preservados para determinar o que acontecia.

Bruna 1°D

Anônimo disse...

A pré História foi a epoca primata ,ou seja a época dos nômades,onde teve três periodos...
O primeiro foi o Paleolítico ou a Idade da pedra lascada,onde os homens primatas viviam em cavernas,e aldeias,se mantinham através da caça e da coleta de frutos,seus instrumentos eram feitos de ossos,madeira e lascas de pedras,praticavam a pintura rupestres,eles mantinham o controle do fogo e faziam o sepultamento dos corpos.
O periodo Neolítico é idade da pedra polida ou seja já é um periodo mais progressivo em comparação aos outros,
eles se mantinham da agricultura,da pecuária,sua arte era a pintura rupestre.
O terceiro periodo é a Idade dos metais onde eles já utilizam o bronze,ferro e a prata,praticavam a escrita,onde houveb o aparecimento de classes socias ,onde o0s instrumentos eram de metal.
aluno:HiagO
1ºA

Anônimo disse...

A idade da pré história
A Pré história comeõu com o periodo simples foi a epoca do nascimento o periodo paleolíto onde os homens viviam em aldeias e cavernas e se alimentava atraves da caça e da coleta de frutos.
O segundo periodo o foi o neolitico onde eles viviam da agricultura e da pecuária.
o terceiro e último é a idade dos metais onde eles já utilizavam o ferro,bronze e prata.
pode se perceber que ao passar das épocas os n
omades foram cada vez mais evoluindo,essa foi a capacidade que o homem tem de evoluir .
o que marcou a idade dos metais foi a escrita.
Cassio Nascimento
1ºA

Anônimo disse...

A pré-história corresponde a um período que vai do surgimento dos homonídios até a invenção da escrita.
Uma das propostas mais aceita para o estudo da pré-história é a do inglês John Lubbock(1834-1913),que diz que a pré-história é dividida em dois grandes períodos:o
paleolítico e o neolítico.
Paleolítico é o período em que predominavam as sociedades de coletores e caçadores.Os seres humanos viviem de caça,da pesca e da coleta de grãos,frutos e raízes e também eram povos nômades.
Durante o período Neolítico,desenvolveram-se a agricultura e a criação de animais,eles começaram a produzirem seus alimentos.Nesse período,tiveram início novos modos de relacionamento entre os seres humanos e a natureza.Eles passaram a interferir de forma ativa no ambiente,cultivando plantas,domesticando e criando animais.
O que marca o fim desse período foi a invenção da escrita.

Aluno:Nixon Lopes
Série:1ºC

Anônimo disse...

A pré-história foi muito importante, porque foi durante essa época que surgiu a nossa espécie.
Ela é dividida em três períodos, onde o homem foi descobrindo coisas novas para tornar melhor o seu modo de vida.
No período paleolítico o homem descobriu coisas simples como o fogo e como fabricar e manusear instrumentos de pedra lascada.Eles ainda viviam da caça, pesca e coleta de frutos.
No período neolítico o homem ja passou a viver de forma melhor pois praticava a agricultura e a pecuária.
Na idade dos metais o homens passou a dominar técnicas mais simples de fundição e com a descoberta dos metais passou a fabricar instrumentos melhores. Houve crescimento da população e desenvolvimento das comunidades, então começaram a surgir as primeiras cidades.


Tainá Marques, 1º A

Anônimo disse...

De acordo com o texto período que vai do surgimento dos primeiros hominídeos que deram origem à espécie humana até a invenção da escrita, e é o período em que se observa o surgimento do Homem e sua evolução biológica e cultural.

A idade da pedra lascada durou ate aprocimadamente 10.000 A.C essa idade da pedra era conhecida porque os nomades fazian instrumentos rudimentares feitos de ossos,madeiras ou lascas de pedras como: raspadores,furadores etc...


NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA

Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário.
nesse periodo eles comesaras a fazer tocas para que tivessem um lugar fiso para morar.E com isso eles passaram a cultivar seus proprios alimentos,domesticação de animais e muinto mais.

IDADE DOS METAIS
n a idae dos metais os homens descobriram como fazer amas melhores feitas de cobre,bronze e metal.

Com o aparecimento das classes sociais e da produção destinada a troca e não somente ao consumo pessoal.
- desigualdade social.
- propriedade privada.
- Estado.
- escrita.
- Civilização: sociedades baseadas no regime de servidão coletiva, de Estado absoluto (sociedades asiáticas: Egito e Mesopotâmia); e sociedades escravistas (Grécia e Roma).

Anônimo disse...

A idade da pré história
A Pré história comeõu com o periodo simples foi a epoca do nascimento o periodo paleolíto onde os homens viviam em aldeias e cavernas e se alimentava atraves da caça e da coleta de frutos.
O segundo periodo o foi o neolitico onde eles viviam da agricultura e da pecuária.
o terceiro e último é a idade dos metais onde eles já utilizavam o ferro,bronze e prata.
pode se perceber que ao passar das épocas os n
omades foram cada vez mais evoluindo,essa foi a capacidade que o homem tem de evoluir .
o que marcou a idade dos metais foi a escrita

Anônimo disse...

Dentro da divisão da história elaborada pelos europeus, a origem da humanidade e as primeiras formas de organização dos grupos humanos constituem, o período mais longo de nosso passado.Esse período foi também dividido em três grandes momentos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.


Neolítico: Dentro deste período, há um milhão de anos, teria surgido o Homo erectus. De um modo geral esta designação está em desuso considerando-se o Paleolítico o primeiro período pré-histórico.

Paleolítico: Dentro deste período, vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Lascada, existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas, existe uma certa tolerância quanto aos limites temporais:
*Paleolítico Inferior (de 2 500 000 - 2 000 000 até 300 - 100 000 anos atrás)
*Paleolítico Médio (300 - 200 000 até 40 - 30 000 anos atrás)
*Paleolítico Superior (40 - 30 000 até 10 - 8 000 anos atrás.

Idade dos Metais: Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3.500 a.C

BY: Tamara Seabra 1ª C

\õ/

Anônimo disse...

A pré-história foi muito importante, porque foi durante essa época que surgiu o ser humano.
Ela é dividida em três períodos, onde o homem descobriu coisas novas para tornar melhor o seu modo de vida.

• Paleolítico
Ficou marcado pelos seres humanos nômades, eles viviam em bandos e ajudavam uns aos outros.Produziam armas, ferramentas de madeira, osso e lascas de pedra. Desse instrumento é que surgiu o nome Idade da Pedra Lascada.

• Neolítico
Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário.
Teve início a transição do coletivismo para o individualismo.
Agrupados em comunidades, firmaram os rudimentos das trocas das propriedades e da urbanidade.

• Idade dos Metais
Período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos.

Aluno:William Fermino
1°A

Anônimo disse...

A pré-história foi muito importante, porque foi durante essa época que surgiu o ser humano.
Ela é dividida em três períodos, onde o homem descobriu coisas novas para tornar melhor o seu modo de vida.

• Paleolítico
Ficou marcado pelos seres humanos nômades, eles viviam em bandos e ajudavam uns aos outros.Produziam armas, ferramentas de madeira, osso e lascas de pedra. Desse instrumento é que surgiu o nome Idade da Pedra Lascada.

• Neolítico
Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário.
Teve início a transição do coletivismo para o individualismo.
Agrupados em comunidades, firmaram os rudimentos das trocas das propriedades e da urbanidade.

• Idade dos Metais
Período marcado pelo início da fabricação de instrumentos metálicos.

Aluno:William Fermino
1°A

Anônimo disse...

O periodo Paleolítico é caracterizado pelo uso de utensilios elaborados a partir da pedra lascada.Nesse período,o ser humano era nomade,subsistindo a partirda recoletação:da caça,da pesca e do apanho de frutos.Depois de ums tempos surgiu o periodo Neolitico que era marcado pelo dominio das tecnicas agricola e da criação de animais,formaram-se os primeiros nucleos urbanos e deu-se a organização das tribos,que correspondem a formação sociais mais complexas e depois vei a idade dos Metais que foi o momento em que o ser humano, aperfeiçoando técnicas de metalurgia, conseguiu produzir instrumentos de trabalho e armas. Com isso, alguns grupos passaram a deter a hegemonia sobre outros e as sociedades dividiram-se em classes sociais.

Aluno:Kaike Tahuam.
1ºD

Anônimo disse...

Pré-Historia

É o período que vai do surgimento dos primeiros hominídeos que deram origem à espécie humana até a invenção da escrita, e é o período em que se observa o surgimento do Homem e sua evolução biológica e cultural.

Na Pré-Historia existi 4 Período

. Paleolítico.
• Mesolítico.
• Neolítico.
• Idade dos Metais.

Paleolítico:Eles vivem da caça e de coleta de frutos e os paleolíticos eles eram nômade porque vivem coletivamente e tiveram também tiveram o controle do fogo naquela época e eles também faziam sepultamento dos corpos.

Neolítico: Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário e assim eles não precisavam ficar trocando de lugares quando acabace as frutas para eles se alimentar
Eles plantavam o próprio alimente e eles não precisavam trocar das propriedades e da urbanidade.

Idade dos Metais:Nesta época a população tinha aumentado porque eles tinham encontrado a forma de derreter o cobre e logo depois o bronze e assim eles descobriram o ferro como eles descobriram o ferro? Eles misturaram o COBRE e o BRONZE e assim eles descobriram o ferro.

Aluna: Cristelle carolline
Série: 1ºD

Simone Lorenna disse...

A pre-historia se dividem em dois períodos:
-Paleolitico
-Neolitico
Para o surgimento existem duas teses,uma é a criacionista que é a tese que acredita que o homem foi criado por Deus e a outra é a Evolucionista que é a tese que acredita que o homem evoluiu de um primata.
No Período paleolitico ou idade da pedra lascada os humanos tinham como sua principal atividade a caça, seu principal instrumento era a pedra e a principal descorbeta foi o FOGO,eles viviam em grupos e moravam nas entradas das carvernas e eram nômades. Já no período neolitico o homem passou a desenvolver a agricultura e o pastoreiro,tornou-se sedentário e passou a viver em vilas e nesse periodo ele descobriu a ceramica e passou tambem a desenvolver a religião.Na Idade dos metais O homem descobriu o metal e o primeiro a ser descorberto foi o cobre depois venho o estanho e por ultimo o bronze e nesse tempo que surgiu as cidades e o que caracterizou a Idade Dos Metais foi o aparecimento da Escrita.

Colegio Tiradentes Da PM
Aluna:Simone Lorena Da S. Bessa
Série:1º D
Bjos.. Profª

Anônimo disse...

Entre destes períodos, o período Paleolítico mais conecido como a Idade da Pedra Lascada, abrange uma datação bastante variada que vai de 2,7 milhões de anos 10.000a.C, os grupos de humanos dessa época desenvolveram hábitos e tecnicas que facilitavam sua sobrevivênciaem meio ás hostilidades impostas pela natureza como:a caça,a pesca e o fruto. Para fabricar suas armas os homens faziam uso de ossos, madeira e pedra.

Aluna:Andressa Almeida Martins
Série: 1º C

Anônimo disse...

Pré-História: É a tal evolucao dos primatas até chegar no que somos hoje... os períodos é uma forma de divisão das descobertas...em cada período descobertas diferentes. A natureza ajudava oferecedo seus alimentos e materiais para que eles possam fazer seus abrigos. De certa forma, só isso não foi suficiente,(talvez sem saber ou até mesmo sabendo) eles queriam mais.. e foram aprimorando suas tecnicas, descobrindo e criando novas coisas... gracas a seu instinto e sua intimidade com a natureza eles poderam aproveitar tudo que ela tem a oferecer de bom foram crescendo e crescendo e resultando em nós!

Filipe Augusto 1ºD

Anônimo disse...

Introdução

Podemos definir a pré-história como um período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta deste ano que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

Paleolítico: Machado de madeira e pedra (reprodução)

Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava idéias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.

Mesolítico

Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.

Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.

Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

Ana Beatriz 1°A

Anônimo disse...

1. PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA_
2.NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA_
3.IDADE DOS METAIS_
Esses foram os três períodos mais importantes da pré-história em que se deu as principais transformações da evolução humana.
1.Período em que o homem era extremamente primitivo, muito individualista e nômade . Foi ai que se deu o surgimento e controle do fogo e de objetos feitos de pedra lascada. Pintura nas cavernas.
2 Tornou-se sedentário, e começou a se preocupar mais com os demais do seu grupo
( aprendeu a ser coletivo) , sua transformação se deu também com o plantio de alimentos para si e o grupo e na criação de animais( agricultura). Construção de objetos polidos.
3.Invenção da escrita , descobrimento do metal e seus derivados, criação de uma religião, educação e propriedades privadas. Super aumento da população e inicio de uma civilização mais moderna.

Aluna: Maíssa Pires Ramos 1ºD

Anônimo disse...

Os fatos históricos que produzem as mudanças de média ou longa duração,se convertem em limites de um periodo. um periodo é o tempo que transcorre entre um fato histórico e outro altera a estrutura social.Cada cultura tem estabelecido,graças a seus historiadores,os diferentes periodos históricos de sua sociedade.Cada cultura ocidental,ou melhor dizendo,a européia,estabeleçeu dois periodos a pré historia e a história.se conheçe como pré-historia o periodo de tempo que se inicia com a aparição do ser humano e compreeende todo seu processo evolutivo e suas primeiras manifestações culturais,anteriores á inveção da escrita ; a história é o periodo de tempo transcorrido na vida do ser humano a partir da invenção da escrita .
Esta primeira visão de tempo histórico obedece ás formas evolutivas que tiveram primeiro o ser humano e depois a cultura criada por ele.Tambémse tem em conta o tipo de fonte que permite reconstruir e explicar o passado.As fontes da pré historia são objetivas e iconográficas (monumentos,restos humanos,objetos pinturas e obras de arte).As fontes da historia são documentais,ou seja escritas em testemunhos de um momento histórico.Por isso,o fato historico que marca a divisão entre a divisão da história e pré historia é a inveção da escrita,há aproximadamente 5.000 anos .
A pré-história se inicia com a aparição do homem,estuda o desenvolvimento dos ´primeiros humanos e sua indústria lítica.Compreende os periodos paleoliticose neolitocos .
Periodo paleolitico:Faz referêcia ao periodo em queo ser humano elaborou os primeiros instrumentos em pedra e produzir fogo.Operiodo paleolitico se ocupa em estudar o fenômeno da aparição do homem,seu processo de humanização e o desenvolvimento de sua cultura,até o momento em que descobre a agricultura.
Periodo neolitico:Se domina ao periodo de tempo que vai de 10.000até 3.100 anos a.C.Este periodo esta marcado por dois fatos importante.A revolução agricola e a invenção da escrita.A agricultura se desenvolve de forma independente em cada continente.com três centros mundiais de desenvolvimento intenso.Em geral o periodo neolitico se caracteriza por:É uma época na qual desaparecem as camadas de gelo da útima glaciação,aumenta a temperatura,se incrementa a vegetação,os homens começam a viver fora das cavernas e descobrem a agricultura .

Aluna:Quelli A. ;D
Serie: 1*B

Anônimo disse...

A Pré-história, sem dúvidas, foi importantíssima, durante essa época em que surgiu a nossa espécie, tendo sido dividida em três períodos:
O primeiro, foi onde os homens se relacionavam a base do coletivismo, viviam a base de caça e da coleta de frutos, seus instrumentos eram à base de osso, pedaços de madeira e de pedra. Descobriram o fogo, e tiveram controle sobre o mesmo. Eram nômades, porém, também foi nesse período que foi descoberta a arte rupestre, esse período era denominado de Paleolítico.
O segundo, os homens já eram mais evoluídos e viviam pela agricultura e criação de animais, ou seja, a pecuária. A mulher passou a ser mais valorizada, surgiram os núcleos urbanos, e as tribos, e, consequentemente o aumento da população, esse período foi o Neolítico.
E por fim, o ultimo período foi onde os homens aperfeiçoaram suas técnicas metalúrgicas, e começaram a fabricar armas. Com isso decorreu a desigualdade social, fazendo com que eles se dividissem em classes, e enfim, o surgimento da escrita, marcando o fim da pré-história, esse período foi denominado Idade dos metais.


Renata Gurgel 1ºB

Unknown disse...

A origem da humanidade e as primeiras formas de organização dos grupos humanos constituem, o período mais longo de nosso passado. Assim, para facilitar seu estudo, esse período foi também dividido em três grandes momentos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
No Periodo Paleolítico que o homem vai descobrindo meios de dominar a natureza,vive em pequenos grupos nômades e se abriga em cavernas,Desenvolve a linguagem para se comunicar e etc.
No Periodo Mesolítico é vulgarmente conhecido como Idade da Pedra Intermediária.Onde o homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza,O clima da terra se torna mais ameno e favorável à vida,e outros.
Periodo do Idade dos Metais tem em base com a descoberta do uso dos minérios, como o cobre, o bronze e o ferro, o homem do neolítico dá um grande passo para o progresso, abrindo nova era chamada de Idade dos Metais,as aldeias agrícolas crescem e dão lugar aos centros urbanos com vários melhoramentos. Vão surgindo cidades-estados e pequenos reinos com poder centralizado e varias outras coisas.

Rebeca Ximenes 1ºA

Anônimo disse...

No período paleolítico ou idade da pedra lascada o homem vivia da caça, pesca e coleta de frutas e eram nômades, e caçavam com objetos feitos de pedras, ossos e madeiras. Depois de algum tempo controlaram o fogo e sua moradia era em cavernas etc..

No período Neolítico foi o qual o homem se tornou-se sedentário, cada homem tinha seu pedaço de terra onde plantava e criava animais,formando aldeias onde o trabalho se dividia entre homens e mulheres.

No período da Idade dos Metais foi quando descobriram o cobre, bronze e ferro dando a formação de novas armas. Teve aumento na população , aparecimento das classes sociais , desigualdade social e da escrita.

André

1°D

Anônimo disse...

[b]Aluna: Verônica Sá *) 1º

o terceiro período é a Idade dos Metais, nesse período passaram a derreter os metais (dentre outras coisas) e o que marcou o fim desse período foi a invenção da escrita.

COM CERTEZA MINHA FILHA, ALEM DE DERRETER METAIS, ELES TAMBEM DERRETIAM MADEIRA, PEDRA, AGUA E ETC...[/b]

ESSA FOI NO OLHO EAIUAHOIEAUHEAIUEAHIUAEHAIUOHEAIUAEH

Anônimo disse...

É o período que vai do surgimento dos primeiros hominídeos até a invenção da escrita ela se divide em :
• Paleolítico.
• Neolítico.
• Idade dos Metais.
No período paleolítico o homem desenvolve certas habilidades como: fabricação de instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra.
Obteve o controle do fogo, habitavam em cavernas e eram nômades.
No período neolítico o homem teve a transição do coletivismo para o individualismo. Praticavam agricultura e a pecuária. Houve a distribuição do trabalho e o sedentarismo..
Na idade dos metais destacou-se a fundição de metais, o aumento da população, o aparecimento das classes sociais e do sistema de trocas.Deu inicio as desigualdades sociais e a escrita.






Isaa Moraes;) 1° B

Anônimo disse...

Na Pré-História o período mais difícil foi o Paleolítico, porque ele teve que aprender a se alimentar, com dificuldades que vinham pela frente, tinha que comer muitas vezes os restos do que restavam da caça de outros animais. Eles eram nômades, moravam no começo das cavernas, em tronco de árvores e se vestia com peles de animas. Eles começaram a fazer suas ferramentas a partir de ossos de animais, madeiras e lascas de pedras. No período Neolítico, eles se tornaram sedentário, começaram a cultivar plantas, criação de animais. Na Idade dos Metais o homem passou a dominar técnicas mais simples de fundição e com descoberta de metais começou a fabricar melhores instrumentos, sua população aumentou e com desenvolvimento de comunidades, surgiram às primeiras cidades.


Jenifer Passos
1º 'B' ;D

Unknown disse...

# PALEOLÍTICO: – Também conhecido como período da Pedra Lascada. Os homens fabricavam instrumentos de caça com ossos, pedras, chifres e madeiras. Os homens viviam da caça e da coleta de frutos e, por isso, não se fixaram na terra, eram nômades e a grande tecnologia do período foi o controle do fogo, começando assim a se defender dos animais, a clarear a escuridão da noite, aquecer nos dias frios. Não havia vilas e nem propriedade privada, pois o homem se mudava quando o alimento e as caças ficavam insuficientes naquela região.
# • NEOLÍTICO: Também chamado de Pedra Polida. Neste ● período os homens deixaram de ser nômades e se fixaram na terra e passaram a ser sedentários. O homem desenvolveu nessa fase a agricultura e a criação de animais e foi nas regiões dos grandes rios que isso foi possível. Com a fixação do homem, iniciou-se as primeiras vilas e comunidades e também, a propriedade privada. Os grupos sociais tiveram sua origem no neolítico, os curandeiros, sacerdotes, os guerreiros, os escravos, os agricultores etc.
# • IDADE DOS METAIS: Iniciou a fundição dos metais, primeiro o cobre, ● depois o bronze e, por último, o ferro. Nesse período as vilas se tornaram cidades populosas e os metais foram usados para criar armas de guerra e também materiais de trabalho na agricultura. O homem passou a documentar sua história com a escrita e com essa nova tecnologia houve a mudança da pré-história para a história. Vale lembrar que as civilizações não evoluíram de forma uniforme, algumas aprenderam a escrita, a fundição de metais enquanto outras nunca aprenderam tais tecnologias.

Andréia Paixão
1°B

leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
yuri sem sobre nome disse...

O período paleolítico foi de longe o mais difícil para o hominideo.Ele teve que aprender a partir das próprias descobertas e dos próprios erros,provido da unica arma que natureza lhe dispunha a inteligência.
Assim as coisas se tornaram mais fáceis para o homem do período neolítico, e com o domínio dos elementos da natureza o homem pode ter uma vida mais confortável e dar inicio a uma sociedade.
Com o abandono do coletivismo e a criação de um sistema de trocas tornou-se eminente o surgimento de outro período com sociedade,economia e civilidade concretas.

Yuri

1°c

Anônimo disse...

Idade da Pedra

Foi uma importante fase, pois o homem conseguiu vencer as barreiras impostas pela natureza e prosseguir com o desenvolvimento da humanidade na Terra. O ser humano foi desenvolvendo, aos poucos, soluções práticas para os problemas da vida. Com isso, inventando objetos e soluções a partir das necessidades. Ao mesmo tempo foi desenvolvendo uma cultura muito importante. Esse período pode ser dividido em três fases: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.

Paleolítico

Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômade (sem habitação fixa). Vivia da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

Mesolítico

Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência de forma mais segura. O domínio do fogo foi o maior exemplo disto. Com o fogo, o ser humano pôde espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação além de conseguir calor nos momentos de frio intenso. Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação a natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.


Neolítico ou Idade da Pedra Polida


Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

Natalia Rodrigues Maia
1ano A

Anônimo disse...

A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registrados), que ocorreu aproximadamente em 4000 a.C..

Também pode ser contextualizada para um determinado povo ou nação como o período da história desse povo ou nação sobre o qual não haja documentos escritos. Assim, no Egito, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 a.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na Nova Guiné ela terminou aproximadamente em 1900. Para muitos historiadores o próprio termo "pré-história" é errôneo, pois não existe uma anterioridade à história e sim à escrita.

A transição para a "história propriamente dita" se dá por um período chamado proto-história, que é descrito em documentos, mas ou são documentos ligeiramente posteriores ou documentos externos. O termo pré-história mostra, portanto, a importância da escrita para a civilização ocidental.

Aluno:Igor Fermin Fernandes

1ºA

Anônimo disse...

A pré-história e marcada por três períodos o primeiro é o paleolítico ou idade da Pedra lascada ele vivia da caça,pesca e da coleta de frutas.Existem três divisões possíveis, sendo que, mesmo dentro de uma das divisões adaptadas,É o período da história do homem compreendido entre 500.000 a 18.000 anos antes de Cristo.
O outro e o neolítico ou idade da pedra polída o homem começou a viver melhor pois ele já praticava a agricultura e a pecúaria.
Na idade dos metais o homem começou a utilizar os metais fundido atravéz do fogo com a mistura do cobre e do estanho, o homem conseguiu obter o bronze.Sendo um metal duro, foi utilizado na fabricação de espadas,lanças,enfeites etc.A fundição do bronze representou um grande avanço na cultura do homem. Abrange os dois últimos milênios que antecedem o aparecimento da escrita, por volta de 3.500 a.C.


Nataly Duarte 1ºA nº20

Anônimo disse...

O período Paleolítico foi marcado pelos seres humanos nômades, eles viviam em bandos e ajudavam uns aos outros.Produziam armas, ferramentas de madeira, osso e lascas de pedra. Desse instrumento é que surgiu o nome Idade da Pedra Lascada.O primeiro grande momento do homem foi quando ele conseguiu obter o fogo.O segundo foi o Neolítico refere-se à etapa da evolução cultural do homem em que ele começou a polir a pedra.Passaram a viver em tribos, tornaram-se sedentários, pastores e agricultores.Domesticaram certas espécis de animais.A invenção da roda deu-se no período neolítico.O terceiro foi a Idade dos Metais, nesse período o homem aprende a utilizar os metais, fundido-os através do fogo.Com a mistura do cobre e do estanho, o homem conseguiu obter o bronze.Sendo um metal duro, foi utilizado na fabricação de espadas,lanças,enfeites etc.A fundição do bronze representou um grande avanço na cultura do homem.


Ana Carine Simpson 1ºA nº2

Anônimo disse...

A pré-história vai durante todo o período até a invenção da escrita. Dentre esse período, há o Período Paleolítico, o Período Neolítico e a Idade dos Metais.
Neles podemos observar a mudança e a evolução do ser humano, quanto a sua maneira de vida, ou a sua forma de agir, se portar e até se expressar.
Vemos que o homem daquela época era tão inteligente quanto o humano de hoje em dia, pois eles foram criando maneiras e buscando formas para sobreviver. A necessidade de criar para viver, tornou o ser humano cada vez mais evoluído até se tornar o que somos hoje, mas sabemos que isso não foi de ontem pra hoje mas que levou milênios, podemos assim acreditar de acordo com a teoria Evolucionista.
Enfim, a pré-história é um marco muito importante na construção do nosso atual futuro, pois é a base de tudo, o ser humano seria capaz de evoluir com o tempo e com a vida, e desenvolver técnicas que até hoje são adotadas, como agricultura, pecuária, e não só isso, podemos citar o fogo e sua fluência quanto aos modos de vestir, de morar e etc. Somos nada além do que primatas evoluídos (crença do Evolucionismo).


HEISE SCHNEIDER FALCÃO 1º "A"

Nicole Stodulski 1° "A" disse...

A Pré-História se divide em três períodos: O Período Paleoitico foi o tempo que homem começou a obter pequenos conhecimentos que não se podem considerar grande progresso,mas ele já tinha controle do fogo, vivia de coleta e, ainda era nômande. Já no Período Neolítico vemos um progresso consideravel para a mente humana, o homen começou a ajuntar-se e a cultivar plantas, sendo assim sem ter necessidade de ir embora, tornou-se sedentário. E na Idade dos Metais o homem começou a ter conflitos sociais devido a sua união no período neolítico, e assim também havendo essa desigualdade, contituíndo pequenas brigas que levaram eles a necessitar de armas, e também teve a criação da escrita em que o homem começou a ter suas posses. O homem passou no ínicio por pouco progresso devido a desunião em meu ponto de vista, e quando o homem começa a ter um convívio social, ele vê as desigualdes em interesses e em outros pontos, e isso trouxe necessidades e a expansão de expectativas que trouxeram o progresso de hoje.

Nicole Stodulski 1° "A"