terça-feira, 24 de março de 2009

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME OPERAÇÃO VALQUÍRIA

ROTEIRO PARA ANÁLISE DO FILME: OPERAÇÃO VALQUÍRIA
SINOPSE:
Baseado em fatos reais, o filme descreve a ação de um grupo de oficiais que planeja assassinar Hitler. O momento adequado é em 20 de Julho de 1944, quando Hitler faz discurso durante uma conferência. Um de seus oficiais, o coronel Claus von Stauffenberg (Cruise), sai do local na surdina deixando ali uma bomba.

ANO: ___________________________________
DIRETOR: _______________________________
ELENCO: ________________________________
GÊNERO: ________________________________
TEMPO DE DURAÇÃO: ___________________



CONTEXTO HISTÓRICO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



COMPLETE:
Gravemente ferido no combate, o Coronel _____________________________volta da África à_______________ e se envolve em uma conspiração para acabar com a _______________em seu país. A única alternativa encontrada pelos ________________é assassinar__________________. Stauffenberg ajuda a criar a Operação______________, que, além de planejar o assassinato, ainda prevê a implantação de um _______________substituto. O destino e as circunstâncias levam o_____________ a ocupar uma posição de destaque no _____________. Ele terá de liderar todo o grupo e ele mesmo terá de __________________Hitler.




DESCREVA SUA OPINIÃO EM RELAÇÃO A TRILHA SONORA .
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUAL O SIGNIFICADO HISTÓRICO DO TÍTULO DO FILME?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________O PLANO DE CONSPIRAÇÃO FUNCIONOU? COMO TERMINOU O FILME?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



FAÇA UMA BREVE DESCRIÇÃO DO CONTEXTO DAS CENAS ABAIXO:


terça-feira, 17 de março de 2009

1ª SÉRIE - ATIVIDADE BETA



PESQUISE SOBRE A SITUAÇÃO DO EGITO HOJE:
* PIB
* POPULAÇÃO
* ECONOMIA
* FORMA DE GOVERNO
* RELIGIÃO
* MOEDA


POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 21/03/2009

3ª SÉRIE - ATIVDADE BETA


"O EGITO É UMA DÁDIVA DO NILO"

COMENTE ESSA FRASE.


POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 21/03/2009

2ª SÉRIE - ATIVIDADE BETA


A Declaração de Independência dos Estados Unidos, aprovada pelo Congresso Continental em 4 de Julho de 1776, tem estampada no seu texto o génio de Thomas Jefferson.

PESQUISE SOBRE ALGUNS ARTIGOS DESSA DECLARAÇÃO E COMENTE-OS.

POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 21/03/2009

sinopse do filme: O PATRIOTA

Benjamin Martin (Mel Gibson) é um herói do violento conflito entre França e Índia. Desde o término da guerra, ele renunciou a luta e resolveu viver em paz com sua família. Mas quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar nas armas novamente, desta vez acompanhado por seu filho idealista (Heath Ledger), e liderar uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico. Neste processo, ele descobre que o único meio de proteger sua família é lutando pela liberdade da jovem nação.
O ano é 1776. Na Carolina do Sul um pacato fazendeiro Benjamin Martin (Mel Gibson) vive com sua família. Martin foi um ex-herói de guerra, mas agora só quer saber de plantar e construir cadeiras de balanço. Nada muito promissor. Os Estados Unidos declaram guerra contra a Inglaterra, mas Mel Gibson prefere a vida bucólica do campo. Seu filho mais velho Gabriel (Heath Ledger) vai para o campo de batalha.

Porém, nada comove Benjamin Martin. A Inglaterra está dando de relho nos americanos. O bom e velho Martin prefere ficar em casa mascando uma folha de capim. Até que com dezenas de famílias morando na região, os gringos resolvem implicar justamente com quem? Mel Gibson. Até parece que eles não viram Mad Max. Para piorar as coisas um de seus filhos morre assassinado.

Assim, o outrora pacífico Benjamin resolve se vingar. Para conseguir seu intento vai ter de derrotar o gigantesco e bem preparado exército inglês. Difícil? Capaz! Nada que umas 52.121.475.239 mortes não resolvam. E lá vai Mel Gibson decepar braços, cortar cabeças, abrir estômagos.

Curiosamente, os ingleses que venciam todos os confrontos antes do bom e velho Benjamin entrar na guerra começam a entrar pelo cano. Contudo, como na vida fácil mesmo é ser presidente do Vasco da Gama, o filho mais velho de Benjamin também morre. Assim o patriarca da família decide que é hora de dar um basta e os Estados Unidos virarem uma nação independente até por que ninguém aguenta mais os inacreditáveis 168 minutos de duração do filme.

Uma das poucas coisas divertidas em O Patriota são as cenas de batalhas. Os exércitos americano e inglês caminhavam solenes até ficarem ao alcance de um tiro de arcabuz. Bom, aí a primeira fileira de soldados carregava as armas e atirava. Todos morriam, é claro. Difícil encontrar um meio mais idiota de morrer.

terça-feira, 3 de março de 2009

1ª SÉRIE - ATIVIDADE ALFA




PRÉ-HISTÓRIA
(Origem do homem - 4.000 a.C.)
É o período que vai do surgimento dos primeiros hominídeos que deram origem à espécie humana até a invenção da escrita, e é o período em que se observa o surgimento do Homem e sua evolução biológica e cultural.
Devemos observar que a invenção da escrita não ocorreu ao mesmo tempo em todo o planeta, e que os vestígios deixados pelos nossos ancestrais podem indicar pistas de sua passagem pela Terra,mesmo que eles não tenham deixado registros escritos.
A PERIODIZAÇÃO DA PRÉ-HISTÓRIA
Baseada numa visão evolucionista do processo histórico.
· Paleolítico.
· Mesolítico.
· Neolítico.
· Idade dos Metais.
PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA
(Até Aproximadamente 10.000 a.C)
Por viver da caça e da coleta o homem era nômade de vivia coletivamente.
- regime de comunidade primitiva
- atividades econômicas: caça, pesca e coleta de frutos, raízes e ovos.
- instrumentos rudimentares feitos de ossos, madeiras ou lascas de pedra (sílex): raspadores, furadores.
- nomadismo.
- controle do fogo.
- habitação: cavernas, copa de árvores ou choças feitas de galhos.
- propriedade coletiva das terras, águas e bosques.
- pintura rupestre.
- sepultamento dos corpos.
NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA
(Aproximadamente 10.000 - 4.000 a.C)
Com a revolução agrária o homem tornou-se sedentário.
Teve início a transição do coletivismo para o individualismo.
Agrupados em comunidades, firmaram os rudimentos das trocas das propriedades e da urbanidade.
-Revolução Neolítica ou Agrícola
-Agricultura: cultivo de plantas.
-Pecuária: criação (domesticação) de animais.
- importância da mulher.
- aldeias.
- sedentarização.
- aumento da população.
IDADE DOS METAIS
- dissolução das comunidades neolíticas e formação de aglomerados urbanos
- cobre, bronze e ferro.
- produção de excedente.
- aumento da população.
- armas.
- aparecimento das classes sociais e da produção destinada a troca e não somente ao consumo pessoal.
- desigualdade social.
- propriedade privada.
- Estado.
- escrita.
- Civilização: sociedades baseadas no regime de servidão coletiva, de Estado absoluto (sociedades asiáticas: Egito e Mesopotâmia); e sociedades escravistas (Grécia e Roma).


COM BASE NAS INFORMAÇÃO ACIMA PRODUZA UM BREVE COMENTÁRIO QUE RELCIONE OS PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA.

BOM TRABALHO!


POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 07/03/2009

2ª SÉRIE - ATIVIDADE ALFA


Os iluministas achavam que os homens tinham sido feitos para pensar e construir um mundo melhor.
Você é parte desse mundo! PENSE!!!



DEFINA ILUMINISMO. (Procure descrever seu ponto de vista, não faça cópias)



POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 07/03/2009


BOM TRABALHO!!!

3ª SÉRIE - ATIVDADE ALFA



FAÇA UMA ANÁLISE DA IMAGEM ACIMA E COMENTE.



POSTAR COMENTÁRIO ATÉ 07/03/2008



BEIJINHOS!!!!

SEJAM BEM VINDOS!


É com imensa satisfação que iniciamos mais um ano letivo e temos você fazendo parte da grande família TIRADENTES.

Animem-se é um novo ano! E os nossos corações se enchem de expectativa para o que esta por vir, por enquanto ainda oculto e inesperado.

Façamos um balanço dos ganhos e das perdas que nos acompanharam em 2008

E seja, qual for o resultado, é hora de renovar promessa, metas e sonhos.

Vamos comemorar o trabalho e o estudo, afinal as férias já terminaram, e as dificuldades vividas no ano passado nos servirão como aprendizado de vida.

Que neste ano letivo estejamos unidos, com saúde, em paz e comprometidos com a Educação do nosso país. E que nossa escola seja um lugar de conquistas, aprendizado, crescimento, felicidade, prazer e principalmente humanidade.

Sejam todos bem-vindos!